Leitura: Is 58, 1-9a

Eis o que diz o Senhor Deus: «Clama em altos brados sem cessar, ergue a tua voz como trombeta. Faz ver ao meu povo as suas faltas e à casa de Jacob os seus pecados. Todos os dias Me procuram e desejam conhecer os meus caminhos, como se fosse um povo que pratica a justiça, sem nunca ter abandonado a lei do seu Deus. Pedem-Me sentenças justas, querem que Deus esteja perto de si e exclamam: ‘De que nos serve jejuar, se não Vos importais com isso? De que nos serve fazer penitência, se não prestais atenção?’ Porque nos dias de jejum correis para os vossos negócios e oprimis todos os vossos servos. Jejuais, sim, mas no meio de contendas e discussões e dando punhadas sem piedade. Não são jejuns como os que fazeis agora que farão ouvir no alto a vossa voz. Será este o jejum que Me agrada no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza: é a isto que chamais jejum e dia agradável ao Senhor? O jejum que Me agrada não será antes este: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços da servidão, pôr em liberdade os oprimidos, destruir todos os jugos? Não será repartir o teu pão com o faminto, dar pousada aos pobres sem abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante? Então a tua luz despontará como a aurora e as tuas feridas não tardarão a sarar. Preceder-te-á a tua justiça e seguir-te-á a glória do Senhor. Então, se chamares, o Senhor responderá; se O invocares, dir-te-á: ‘Estou aqui’».

Compreender a Palavra

Isaías coloca-nos diante de uma audiência onde Deus é o réu acusado pelo povo. A acusação é esta: “De que nos serve jejuar, se não Vos importais com isso? De que nos serve fazer penitência, se não prestais atenção?” O povo sente que Deus não está do seu lado, apesar de cumprir com todos os jejuns e penitências prescritas na lei. Então, pela voz do profeta, Deus apresenta as suas razões, e são fortes as suas razões. O povo cumpre preceitos mas não ama o irmão. “Faz ver ao povo as suas faltas, os seus pecados” diz o Senhor a Isaías. Pedem justiça, querem Deus do seu lado, mas vivem no meio de contendas, discussões, oprimem o pobre, não têm piedade. O jejum que comove o coração de Deus é aquele que liberta o oprimido, o prisioneiro, o escravo, que dá pão ao faminto e pousada aos sem abrigo, dá roupa a quem não tem que vestir. Este é o verdadeiro jejum, que cura as nossas feridas e atrai a atenção de Deus se faz presente quando o invocamos: “Estou aqui”.

Meditar a Palavra

No início da quaresma as palavras do profeta soam na minha vida como um alerta sobre a minha forma de ver e viver a minha relação com Deus. O cumprimento estrito das normas rituais sem coração, sem piedade, sem amor pelos que sofrem, não significam nada para Deus. O olhar de Deus desvia-se dos que julgam conquistar o seu coração através de práticas rituais vazias de amor. O Senhor volta-se para aqueles que o encontram e amam nos irmãos privados de liberdade, oprimidos e perseguidos, nos famintos e nos que não têm que vestir, nos doentes e marginalizados. O coração do Senhor está voltado para os que sabem tocar a miséria humana, a carne dos outros, que renunciam aos abrigos pessoais ou comunitários que permitem manter à distância o drama humano (Cf. EG 270). Agindo desta forma, abrimos a vida ao outro vencendo o egoísmo, a nossa vida será transformada em luz e brilhará sobre nós a glória do Senhor.

Rezar a Palavra

Se “não voltares as costas ao teu semelhante”. Que estas palavras, Senhor, me levem pelo verdadeiro caminho da conversão, para que, amando os irmãos mais frágeis, a quem o sofrimento mantém oprimidos, prisioneiros e privados da alegria, receba do vosso amor a luz que cura as minhas próprias feridas.

Compromisso

Hoje, não posso passar o dia sem tocar a carne dos irmãos que sofrem na pele ou na alma a dor provocada pela minha insensibilidade.

 


 

Evangelho: Mt 9, 14-15

Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu-lhes: «Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado e nessa altura hão-de jejuar».

Compreender a Palavra

A questão colocada pelos discípulos de João é pertinente. Para eles a diferente actuação entre Jesus e João evidencia uma outra forma de pensar a vida e não apenas uma questão prática. No fundo fazemos aquilo em que acreditamos. Ao não jejuar, os discípulos de Jesus, manifestam uma convicção do seu Mestre. Jesus esclarece essa diferente forma de actuar com palavra enigmáticas, mas referindo-se à sua morte, “dias virão em que o esposo lhes será tirado e nessa altura hão-de jejuar.

Meditar a Palavra

Percebo em mim esta inquietação dos discípulos de João. Porque não acontece na minha vida o mesmo que vejo na vida dos outros? Porque tem que ser mais difícil para mim? Parece que o meu mestre é mais exigente do que outros mestres! Esqueço que não consigo entender tudo o que se passa na vida dos outros. O meu olhar sobre os outros é superficial. Se conseguisse ver, talvez não dissesse o mesmo. Sobretudo não tenho capacidade para absorver o seu passado, o seu presente e o seu futuro. Os outros são um mistério onde o sofrimento também está presente, por isso, a melhor atitude perante o outro é a da contemplação.

Rezar a Palavra

Porque me custa tanto cumprir os meus compromissos, Senhor? Porque tenho que reclamar e exigir que todos façam o mesmo que eu e suportem o mesmo peso que me toca a mim carregar? Confesso que às vezes não entendo porque me acontece a mim e não aos outros. Tantas vezes dou comigo a desejar o que não tenho. Não consigo perceber porque não me facilitas mais o caminho. Também me apetece experimentar as facilidades, os êxitos. Também aprecio o sucesso e o estrelato. Porque tenho que ser tão responsável e exigente? Porque me ensinaste a viver assim? Ensina-me, Senhor, a apreciar a alegria da tua presença em mim e que isso me baste.