Leitura I 1Jo 5, 14-21

Caríssimos: Esta é a confiança que temos em Deus: se Lhe pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele escuta-nos. E sabendo que nos escuta em tudo o que Lhe pedirmos, sabemos também que alcançaremos o que Lhe tivermos pedido. Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não o leva à morte, reze e Deus lhe dará a vida, se de facto o pecado cometido não leva à morte. Há um pecado que leva à morte; não é por este pecado que eu digo que se reze. Toda a iniquidade é pecado, mas nem todo o pecado leva à morte. Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca, porque o guarda Aquele que foi gerado por Deus e o Maligno não o pode atingir. Sabemos que somos de Deus, mas o mundo inteiro está sujeito ao Maligno. E sabemos também que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos o Verdadeiro. Nós estamos no Verdadeiro, por seu Filho, Jesus Cristo, que é o Deus verdadeiro e a vida eterna. Meus filhos, guardai-vos dos falsos deuses.

compreender a palavra
O cristão tem uma certeza, sabe que Deus escuta a sua oração e por isso reza. Reza pelo pecador para que se converta e volte à vida. Reza para não cair nas mãos do maligno que impede a vida em Deus. Reza para fortalecer a sua ligação a Deus porque foi gerado como filho. Reza para conhecer a verdade e aprofundar a sua experiência de Deus que é fonte de vida eterna.

meditar a palavra
A força da oração é para o cristão um remédio de que não pode prescindir. A oração vence as fragilidades, recupera a vida, revela a verdade, aproxima de Deus, traz de volta os pecadores, fortalece os fracos, abre horizontes de eternidade, gera vida em Deus. Tudo isto acontece pela oração porque Deus nos escuta e nós rezamos porque sabemos que somos escutados e atendidos nas nossas preces. Rezar sem cessar é garantia de perseverança.

rezar a palavra
Senhor, ensina-me a rezar. Ensina-me a oração que se constrói de dentro para fora numa confiança inabalável no meio das tempestades e incertezas da vida. Ensina-me aquela oração que sabe colocar a tua vontade acima da minha mas não se cansa de implorar o teu auxílio.

compromisso
Reaprendo a rezar em cada dia a partir da experiência de Jesus.

Evangelho Jo 2, 1-11

Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, e cada uma levava duas ou três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. Depois disse-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa». E eles levaram. Quando o chefe de mesa provou a água transformada em vinho, – ele não sabia de onde viera, pois só os serventes, que tinham tirado a água, sabiam – chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom até agora». Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres. Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele.

compreender a palavra
Escutado no tempo do Natal, o evangelho das bodas de Caná, vem recordar a fragilidade das nossas vidas e a força da oração. Os noivos tinham preparado a festa e os convidados sentaram-se à mesa. À partida tudo indicava que a festa ia correr bem e todos viveriam em alegria. Mas o vinho faltou. Quer dizer, nem todas as nossas previsões saem bem e em cada passo tudo se pode desmoronar porque experimentamos a fragilidade. Maria a Mãe de Jesus percebe que algo está mal e procura saber o quê. Tendo conhecimento vai ter com Jesus. Há coisas que só o seu filho pode fazer e vai fazer pela sua insistência. Entrega nas mãos de Jesus o seu recado e confia, mas desafia os homens a fazer que está ao seu alcance “fazei tudo o que ele vos disser”. A união da oração de Maria com o poder de Jesus e a disponibilidade dos homens faz acontecer o milagre.

meditar a palavra
Na minha vida não posso contar apenas comigo, com as minhas forças e capacidades numa atitude de soberba e autossuficiência que impede Deus de agir em mim e a meu favor. O evangelho ensina-me que, mesmo prevendo todos os pormenores para que tudo corra bem, tudo pode falhar por uma simples falta de vinho. Maria ensina-me a força da oração que apresenta a Jesus as minhas incapacidades. Jesus mostra que tem poder e que escuta as minhas orações. Os criados desafiam-me a colocar ao serviço de Jesus a minha prontidão em total disponibilidade.

rezar a palavra
Tua és a minha alegria, Senhor. Em ti encontro a resposta para os vazios da minha vida. Dá-me, Senhor, um coração capaz de fazer tudo o que me dizes para superar todas as minhas fragilidades e esperar o tempo da verdadeira alegria.

compromisso
Quero confiar como Maria no poder de Jesus.