São Bernardo, abade e doutor da Igreja
Memória
Bernardo nasceu no ano 1090, perto de Dijon, na França. Admitido, no ano 1111, entre os monges cistercienses, foi eleito, pouco tempo depois, Fundador e primeiro abade do mosteiro de Claraval. Com a sua atividade e exemplo exerceu uma notável influência na formação espiritual dos seus irmãos religiosos. Percorreu a Europa para restabelecer a paz e a unidade e ilustrou toda a Igreja com os seus escritos e as suas ardentes exortações. Escreveu muitas obras de Teologia e Ascética. Inspirou um devoto afeto à humanidade de Cristo e à Virgem Mãe. Adormeceu no Senhor no território de Langres, na França, no ano 1153.

Leitura I (anos pares) Ez 43, 1-7a
O Anjo levou-me até à porta do templo que está voltada para o oriente. A glória do Deus de Israel vinha do lado do oriente, com o rumor semelhante ao marulhar das águas caudalosas e a terra resplandecia com a sua glória. A visão que eu contemplava era semelhante à visão que eu tive quando ele veio para destruir a cidade e à que me tinha aparecido nas margens do rio Quebar. Então prostrei-me com o rosto em terra. A glória do Senhor entrou no templo pela porta que está voltada para o oriente. O espírito levantou-me e introduziu-me no átrio interior: a glória do Senhor enchia o templo. Então ouvi Alguém que me falava do interior do templo, enquanto o homem estava de pé junto de mim. E disse-me: «Filho do homem, é este o lugar do meu trono, o lugar onde assentam as plantas dos meus pés; aqui habitarei para sempre, no meio dos filhos de Israel».

compreender a palavra
Ezequiel vê a glória do Senhor regressar ao Templo da cidade santa de Jerusalém. Antes ele tinha contemplado a saída do povo para o exílio e a glória do Senhor abandonando o seu Templo. Agora os seus olhos contemplam numa visão o regresso do povo e a glória do Senhor que enche o Templo. Ouvia os passos daqueles que regressam e a voz que lhe dizia: “é este o lugar do meu trono, o lugar onde assentam as plantas dos meus pés; aqui habitarei para sempre”.

meditar a palavra
O Templo é, para o povo de Israel, o lugar onde Deus habita no meio do seu povo. O exílio tinha gerado no povo a nostalgia do Templo, das peregrinações e das festas em honra do Senhor. Queriam cantar os cânticos da sua terra, mas os seus lábios não conseguiam cantar em terra estrangeira. O Senhor, que não abandona o seu povo, vai restaurar o Templo, o culto, as festas. O Senhor vem à frente do seu povo com toda a sua glória e enche o Templo afirmando que é aqui o seu lugar. Mas, como sabemos, Jesus virá depois dizer que o verdadeiro templo não é aquele feito de pedras e bem ornamentado. O verdadeiro templo é o seu corpo que será destruído pela morte na cruz e reedificado em três dias pela ressurreição.

rezar a palavra
Meus olhos querem ver a tua glória, Senhor. Meus ouvidos desejam escutar a tua voz. Esta esperança mantem em mim a certeza de que também a mim tu restauras, no meu coração acolhes o louvor dos meus lábios e em mim constróis a tua habitação. Que eu não seja motivo de tristeza nem razão para te ausentares de mim.

compromisso
Preparo em mim, com a ajuda da graça de Deus, um lugar para ele habitar.

EVANGELHO Mt 23, 1-12
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

compreender a palavra
Jesus dá instruções aos seus discípulos e às multidões para evitar o que está a acontecer com os que detêm o poder, escribas e fariseus. Eles dizem e não fazem. Impõem aos outros, mas não a eles. Gostam de vaidades e consideram-se superiores aos outros e merecedores de honras por parte dos que consideram inferiores. Estas atitudes não podem estar presentes na vida dos discípulos de Jesus, mas também não podem estar presentes na vida de qualquer pessoa, afinal, somos todos iguais, somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai.

meditar a palavra
Jesus faz muitas vezes o apelo à humildade por parte dos que querem ser seus discípulos. A autoridade é um serviço à comunidade e não uma imposição de fardos sobre os outros, os cargos públicos, políticos ou religiosos, não são para a promoção pessoal, mas para o bem comum, não são privilégios de alguns para prestígio da classe. Os discípulos de Jesus devem saber que acima de todos está Deus, ele é o verdadeiro mestre, o Pai, o doutor que olha para todos de igual modo, promovendo a igual dignidade de cada um. Por isso é tão importante exercitar a caridade para colaborar com Deus nesta missão de promover os mais pequenos e protegê-los dos poderosos.

rezar a palavra
Que a vaidade não me domine e o poder não me impeça de ver os irmãos mais pequenos, no desejo de ser como eles diante de ti, Senhor, reconhecendo-te como Deus e diante dos homens reconhecendo-os como irmãos.

compromisso
Revejo as minhas atitudes no exercício da minha autoridade, profissional, familiar, política, apostólica ou qualquer outra forma de exercício do poder.