Leitura I (anos pares) Jr 7, 1-11
Palavra que o Senhor dirigiu ao profeta Jeremias: «Vai à entrada do templo do Senhor e proclama ali a seguinte mensagem: Escutai a palavra do Senhor, vós todos, homens de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. Assim fala o Senhor do Universo, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas ações e Eu vos deixarei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras enganadoras, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’. Mas se endireitardes os vossos caminhos e corrigirdes as vossas obras, se praticardes a justiça uns para com os outros, se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, se não derramardes neste lugar sangue inocente, se não seguirdes outros deuses para vossa desgraça, então vos deixarei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde há muito e para sempre. Mas vós fiais-vos em palavras enganadoras que para nada servem. Assim podeis roubar, matar, cometer adultério, jurar falso, queimar incenso a Baal, seguir deuses estrangeiros que não conheceis. Depois vindes aqui apresentar-vos diante de Mim, nesta casa em que é invocado o meu nome, e dizeis: ‘Estamos salvos’, para voltar a cometer todas essas abominações. Será porventura um covil de salteadores esta casa onde é invocado o meu nome? Eu também vi tudo isto».
compreender a palavra
A casa do Senhor é casa de oração e não um covil de salteadores. O Senhor está indignado com a atitude interior e exterior dos homens de Judá. Cometem toda a espécie de maldades e depois entram no templo do Senhor e dizem “É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!”. Adoram a baal e depois veem ao Templo do Senhor e dizem “Estamos salvos’” e voltam para continuar a cometer as mesmas abominações. O Senhor envia o profeta Jeremias para desmascarar na frente do templo todos os que ali querem entrar sem converter o coração ao Senhor.
meditar a palavra
Sinto esta palavra dirigida ao meu coração devassado por toda a espécie de maldade. Quantas vezes me sinto assim, indigno de entrar na casa do Senhor. A influência do mundo, dos critérios desonestos, das decisões cobardes e dos interesses mesquinhos tornam-me impróprio para o encontro com o Senhor. Falta a veste própria para a ocasião solene do diálogo com Deus na sua casa. Preciso avivar a conversão, acolher o perdão, endireitar os caminhos, praticar a justiça e renovar a minha aliança com Deus.
rezar a palavra
Senhor, marcado pelo pecado não mereço vir à tua presença. Sou como os filhos de Judá. Pratico a injustiça, cometo a fraude, exploro os outros e depois bato no peito. Deixo-me levar por palavras enganadoras e depois venho como fariseu à tua casa. Adoro as coisas deste mundo e adoro-me a mim e julgo estar a salvo como se nada de mal tivesse cometido. Converte o meu coração ao teu amor. Concede-me o dom da verdadeira conversão.
compromisso
Vou procurar o perdão de Deus numa confissão.
EVANGELHO Mt 13, 24-30
Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’ Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ ‘Não! – disse ele – não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’».
compreender a palavra
Jesus conta uma parábola para explicar a existência do mal num mundo criado bom por Deus que é bom. Como apareceu o mal se Deus é bom? Como aparece o mal que o que Deus criou é bom. Na parábola Jesus diz que foi o inimigo. Quem é este inimigo? Jesus não diz. Diz que o senhor semeou uma boa semente e contra a sua vontade alguém semeou a erva daninha chamada joio. Deus semeou de dia, o inimigo semeou de noite. Deus semeou à vista de todos, o inimigo semeou às escondidas. O facto é que, juntamente com a boa semente cresce no campo o joio. Não adianta andar a filosofar sobre o como e o quem, os filhos dos homens têm que conviver com este joio até ao dia da colheita no qual o trigo será separado do joio e guardado no celeiro.
meditar a palavra
Fazemos perguntas sobre as questões que nos inquietam. A pergunta sobre o mal é uma dessas perguntas que surgem ao longo da vida e, mais ainda, em alguns momentos em que o mal provoca o caos, a desordem, o drama e coloca o homem no limite. Jesus tenta responder a esta questão explicando que não foi Deus quem fez o mal. Deus semeou a boa semente. O que Deus fez é bom. Mas Deus não podia criar o homem submetido à sua vontade. O homem, para ser verdadeiro interlocutor de Deus, tinha que ser livre. Para ser livre o homem tem que poder escolher entre o bem e o mal, amar ou odiar, estar com Deus e participar da sua bondade ou afastar-se de Deus e praticar o que é abominável aos seus olhos. Deus arrisca que o homem escolha o mal, mas não quer um interlocutor que não o ama livremente. Nesta liberdade o homem escolhe muitas vezes o mal. O mal faz-se às escondidas, de noite, quando todos dormem. Mas o mal feito de noite mostra as suas obras durante o dia. Jesus convida-nos a suportar as consequências do mal, quer do mal que está em nós quer do mal que vem de fora de nós. No final, haverá um dia, em que seremos libertados do mal.
rezar a palavra
Senhor Jesus, tu conheces o mistério do bem e do mal. Sabes que trago em mim a imagem do amor que nos criou, mas também sabes que estou marcado por aquele pecado da desobediência que me atrai para longe de ti. Fortalece a minha fé para saber suportar o mal sem me afastar de ti e a minha vontade para espalhar à minha volta os gestos do amor, pois só o amor tem poder sobre o mal.
compromisso
Avalio o mal que está em mim.