Leitura I Dn 3, 25.34-43
Naqueles dias, levantando-se no meio da fornalha ardente, Azarias fez a seguinte oração: «Por amor do vosso nome, Senhor, não nos abandoneis para sempre e não anuleis a vossa aliança. Não nos retireis a vossa misericórdia, por amor de Abraão vosso amigo, de Isaac vosso servo e de Israel vosso santo, aos quais prometestes multiplicar a sua descendência como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Mas agora, Senhor, tornámo-nos o mais pequeno de todos os povos e somos hoje humilhados em toda a terra, por causa dos nossos pecados. Não temos chefe, nem guia nem profeta, nem holocausto nem sacrifício, nem oblação nem incenso, nem lugar onde apresentar-Vos as primícias para alcançar misericórdia. Mas de coração arrependido e espírito humilhado sejamos por Vós recebidos como se viéssemos com um holocausto de touros e carneiros e milhares de gordos cordeiros. Seja hoje este nosso sacrifício agradável na vossa presença, porque jamais serão confundidos aqueles que em Vós esperam. E agora vos seguimos de todo o coração, vos tememos e buscamos o vosso rosto. Não nos deixeis ficar envergonhados, mas tratai-nos segundo a vossa bondade e segundo a abundância da vossa misericórdia. Livrai-nos pelo vosso admirável poder e dai glória, Senhor, ao vosso nome».

compreender a palavra
Estamos diante de uma oração penitencial que tem na base a aliança entre Deus e o seu povo, a infidelidade do povo à aliança por causa do pecado e a sempre permanente fidelidade de Deus. A oração é de Azarias, quando estava na fornalha ardente, onde foi lançado por Nabucodonosor, com os seus companheiros. Esta oração procura comover o coração de Deus, iniciando com uma súplica “não nos abandoneis” e recordando a aliança feita a Abraão, Isaac e Israel de multiplicar a sua descendência. Israel é agora, ao tempo do desterro de Babilónia, o mais pequeno de todos os povos o que contradiz a promessa de Deus. É claro que é um povo “humilhado por causa dos nossos pecados”, perderam tudo não por culpa de Deus que é fiel, mas por culpa própria. A segunda parte da oração mostra o arrependimento através de expressões como “de coração arrependido e espírito humilhado sejamos recebidos por vós”, “Vos seguimos de todo o coração, vos tememos e buscamos o vosso rosto”. Azarias traduz nesta oração o sentimento do povo que sofre por causa do seu pecado, a humilhação pela infidelidade e o desejo de regresso a Deus.

meditar a palavra
Em tempo de quaresma e mergulhados no espírito batismal, somos convidados à penitência. Esta experiência não é apenas um lamento pelo pecado cometido, mas uma tomada de consciência da misericórdia de Deus e da nossa infidelidade. O nosso pecado é concreto e não abstrato. A penitência exige o reconhecimento da pobreza existencial por causa do pecado que levou ao afastamento de Deus. É a consciência de que a liberdade sem Deus nos despojou da nossa dignidade, nos esvaziou do sentido da vida e nos deixou envergonhados e desprotegidos, à mercê de homens sem coração. Agora, qual pródigo, faminto, sujo, roto, descalço, queremos regressar suplicando “tratai-nos segundo a vossa bondade e segundo a abundância da vossa misericórdia” não porque mereçamos, mas para a vossa glória porque sois um Deus misericordioso.

rezar a palavra
Envergonha-me o meu pecado, Senhor, quando, experimentando o vazio interior, me recordo dos dias em que vivi a alegria de estar contigo, frente a frente, cara a cara, como um amigo. Recordo o teu olhar, o teu amor, as tuas palavras, a alegria partilhada e sinto saudade, porque aqui “morro de fome”. Na tua casa, Senhor, há pão sobre a mesa e até os criados podem saciar-se à vontade. Eu, porém, sendo filho, nem as alfarrobas dos porcos posso comer. Levanta-me, Senhor, pela tua misericórdia, e dá-me de novo a alegria da tua salvação.

compromisso
Sim, hoje, levantar-me-ei e irei ter com meu Pai e dizer-lhe: “Pai, pequei contra o céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus trabalhadores”.

Evangelho Mt 18, 21-35
Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou-Lhe: «Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Na verdade, o reino de Deus pode comparar-se a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. Logo de começo, apresentaram-lhe um homem que devia dez mil talentos. Não tendo com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido, com a mulher, os filhos e tudo quanto possuía, para assim pagar a dívida. Então o servo prostrou-se a seus pés, dizendo: ‘Senhor, concede-me um prazo e tudo te pagarei’. Cheio de compaixão, o senhor daquele servo deu-lhe a liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, começou a apertar-lhe o pescoço, dizendo: ‘Paga o que me deves’. Então o companheiro caiu a seus pés e suplicou-lhe, dizendo: ‘Concede-me um prazo e pagar-te-ei’. Ele, porém, não consentiu e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto devia. Testemunhas desta cena, os seus companheiros ficaram muito tristes e foram contar ao senhor tudo o que havia sucedido. Então, o senhor mandou-o chamar e disse: ‘Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque me pediste. Não devias, também tu, compadecer-te do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão de todo o coração».

compreender a palavra
A força das palavras de Jesus, arrasam a pergunta com que Pedro ilustra a sua opinião face ao perdão. “Setenta vezes sete” diz Jesus e acrescenta uma parábola onde a força das palavras é igualmente poderosa: “ajustar contas” “apresentaram-lhe um homem”, “mandou que fosse vendido, com a mulher, os filhos e tudo…”, “Prostrou-se”, “concede-me um prazo”, “deu-lhe a liberdade e perdoou-lhe a dívida”, “Paga o que me deves”, “servo mau”, “não devias, também tu…?”. Estas expressões mostram a violência da situação quando falta a capacidade de perdoar. O contraste entre o perdão do Senhor e a nossa incapacidade de perdoar aos “companheiros”.

meditar a palavra
Ao escutar esta passagem do evangelho fixei-me neste pormenor: “apresentaram-lhe um homem”. Para Deus eu sou um homem, interlocutor, responsável, com capacidade de assumir e responder perante Ele. Por isso me pede contas. Por outro lado, sempre que não estou em condições de responder, isso arrasta comigo outros, “mandou que fosse vendido, com a mulher, os filhos e tudo…”. Não sou só eu, mas todos à minha volta sofrem com a minha irresponsabilidade. Posso ainda viver a mentira do arrependimento e julgar que todos são como eu quando se prostram para implorar o perdão, e tornar-me desumano para com os outros. Nem sempre sou “homem”. Repetem-se em mim as palavras “não devias, também tu…?”

rezar a palavra
Devia Senhor. Devia eu também compadecer-me dos meus irmãos. Receber o teu perdão é para mim fonte de alegria. O teu perdão renova a minha vida e restaura em mim a tua alegria. Mas é tão difícil aceitar o outro, dar-lhe tempo, esperar que ele chegue a ser o homem que eu espero. Ensina-me, Senhor, a tua compaixão, para que também eu liberte os meus irmãos.

compromisso
A minha oração de hoje vai ser a tomada de consciência desta responsabilidade de ser homem. Por isso vou repetir muitas vezes “não devias, também tu…?”