Leitura I 1Cor 8, 1b-7.11-13
Irmãos: A ciência envaidece, ao passo que a caridade edifica. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como deve saber. Mas se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus. Sobre a questão de comer carnes imoladas aos ídolos, bem sabemos que um ídolo não é nada no mundo e que não há senão um único Deus. Porque, embora digam haver deuses no céu e na terra, – na verdade são muitos esses deuses e esses senhores – para nós há um só Deus: o Pai, de quem tudo procede e para o qual fomos criados; e há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e pelo qual também nós existimos. Mas nem todos têm esta ciência. Alguns, habituados até há pouco tempo à idolatria, comem as carnes imoladas como se estivessem consagradas aos ídolos, e a sua consciência, que é fraca, fica manchada. Deste modo, pela tua ciência, perecerá o fraco, esse irmão por quem Cristo morreu! E ao pecardes assim contra esses irmãos, ferindo a sua consciência, que é fraca, é contra Cristo que pecais. Por isso, se o alimento se torna para o meu irmão ocasião de pecado, nunca mais comerei carne, a fim de não ser para ele ocasião de pecado.
compreender a palavra
Paulo alerta alguns homens de Corinto que, achando-se mais sábios que os outros, fazem coisas que não devem e pelas quais põem em risco outros irmãos que, sendo mais fracos, não têm a mesma consciência nem os mesmos conhecimentos. Os cristãos têm um único Deus e um único Senhor, Jesus Cristo. Embora no mundo haja muitos ídolos, muitos deuses e os homens sacrifiquem carnes de animais a esses deuses e depois as comam como alimento espiritual, os cristãos sabem que esse alimento não faz nada e por isso até poderiam comê-lo. Mas, diz Paulo, para não escandalizar ou induzir em erro os irmãos recém convertidos, que são mais fracos e que vendo outros mais sábios e mais antigos na fé a comê-las, podem deixar-se perder adorando os ídolos e não o Senhor Jesus. Paulo adverte que estes também pecam, porque são causa de erro para os mais fracos.
meditar a palavra
Encontramos pessoas simples que adoram a Deus no seu coração com toda a sinceridade e encontramos os sábios, os que sabem como se deve adorar e se riem dos simples por acharem ridícula a sua forma de se dirigirem a Deus. Educar na fé, ensinar e orientar exige caridade e não a vaidade de possuir a ciência. Diz Paulo que a ciência envaidece enquanto a caridade edifica. De facto, recorda ainda Paulo, quem julga saber afinal não sabe é nada porque o importante é o amor e aquele que ama é visto por Deus nos seus gestos sinceros de fé simples. Não provoquemos os outros com a soberba de quem julga saber tudo.
rezar a palavra
Ai daqueles que provocam escândalo, dizes tu Senhor. E é tão fácil provocarmos situações em que os outros ficam melindrados na sua verdade, na sua fé, na sua maneira de expressar o amor para contigo. Ensina-me, Senhor, a caridade para com os irmãos reconhecendo-os na sua fé simples e aprendendo com eles a verdade do amor com que te rezam.
compromisso
Aprendo com os simples o amor verdadeiro.
Evangelho Lc 6, 27-38
Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: «Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam. Abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».
compreender a palavra
A intervenção de Jesus está construída em três partes, uma introdução e uma conclusão. As duas primeiras partes são construídas a partir dos imperativos “amai”, “abençoai”, “orai”, “apresenta”, “Leva”, “dá”. A segunda parte constrói-se a partir de perguntas retóricas que colocam o acento na diferença de procedimento entre os pagãos e os discípulos. A conclusão surge após a ligação entre o anteriormente dito na qual o Pai é a chave para todo o comportamento “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”. Desta forma a conclusão aposta na recompensa como resposta ao comportamento refinado dos discípulos de Jesus.
meditar a palavra
“Como quereis que os homens vos façam, fazei-lho vós também” e ”Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” são os conteúdos fundamentais do texto evangélico. Jesus diz-me que, todos os acontecimentos do meu dia devem passar pelo crivo desta afirmação que tem os outros como centro e o Pai como modelo. A atitude para com o próximo determina o meu comportamento e o exemplo do Pai reclama de mim mais do que aquilo que seria justo em qualquer homem bom. A bondade, o amor, o altruísmo do cristão está marcado pelo sem limite da misericórdia do Pai.
rezar a palavra
“Sede!”. Pedes-me, Senhor, que construa a minha vida como um lugar onde eu sou, cada vez mais, aquilo que tu és. Olhar os outros e atendê-los naquilo que são as suas necessidades e urgências e responder positivamente aos seus pedidos, tomando os seus desejos como meus desejos e não olhar à condição que têm diante de mim, como amigos ou inimigos, é um desafio para que eu seja como tu. O meu coração não é capaz de agir com a mesma misericórdia que o Pai manifesta para comigo. Ensina-me, Senhor, a ir mais longe e ser como tu, misericórdia.
compromisso
Vou rezar pelos meus inimigos, pelos que me querem mal, pelos que me tornam a vida mais difícil.