Evangelho: Mt 13, 10-17
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Porque lhes falas em parábolas?». Jesus respondeu: «Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus, mas a eles não. Pois àquele que tem dar-se-á e terá em abundância; mas àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas, porque vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. Neles se cumpre a profecia de Isaías que diz: ‘Ouvindo ouvireis, mas sem compreender; olhando olhareis, mas sem ver. Porque o coração deste povo tornou-se duro: endureceram os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para não acontecer que, vendo com os olhos e ouvindo com os ouvidos e compreendendo com o coração, se convertam e Eu os cure’. Quanto a vós, felizes os vossos olhos porque vêem e os vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram».

Compreender a Palavra
Jesus responde à interrogação dos discípulos sobre a razão do uso das parábolas para falar às multidões. Na sua explicação, Jesus, proclama felizes os discípulos porque vêm e ouvem. Nem todos vêem e ouvem ou conhecem os mistérios do Reino. Alguns quiseram ver e ouvir e não o puderam fazer. Outros, não vêem nem ouvem porque endureceram o coração, fecharam os olhos e taparam os ouvidos. Há alguns que não querem converter-se e, por isso, não querem ver nem ouvir o que Jesus tem para dizer.

Meditar a Palavra
Sou convidado a escutar com o coração para entender os mistérios do reino revelados por Jesus. Foram-me dados olhos e ouvidos para ver e ouvir o que Deus tem para me dizer e foi-me dado coração para entender o que não posso entender com a inteligência. Preciso de abrir o coração para a Palavra que Jesus me dirige, porque a palavra é que pode transformar o meu coração, abrir os meus olhos e desimpedir os meus ouvidos. Concede-me, Senhor, esta graça.

Rezar a Palavra
Converte o meu coração, Senhor, ao dom do reino que me ofereces. Que eu veja e oiça e o meu coração ame o que tens para me oferecer. Que eu possa ser feliz por ver e ouvir o que tantos quiseram ver e ouvir e não tiveram oportunidade. Faz de mim um homem feliz e disponível para os dons que me revelas.

Compromisso
Serei incansável na busca dos mistérios do reino que Jesus me oferece na sua palavra.