S. Filipe Néri, presbítero
Memória
Filipe Néri nasceu em Florença, no ano 1515. Dirigiu-se para Roma e começou por se dedicar ao apostolado da juventude. Fundou uma associação em favor dos enfermos pobres, levando sempre uma vida de grande perfeição cristã. Foi ordenado presbítero no ano 1551 e fundou o Oratório que tinha por objectivo dedicar-se à instrução espiritual, ao canto e às obras de caridade. Promotor de novas expressões culturais e artísticas, notabilizou-se sobretudo pelo seu amor ao próximo, pela sua simplicidade evangélica e pela sua alegria no serviço de Deus. Morreu no ano 1595.

Leitura I (anos ímpares) Sir 36, 1-2a.5-6.13-19
Tende compaixão de nós, Deus do universo, e mostrai-nos a luz da vossa misericórdia. Infundi o vosso temor sobre todas as nações, para que reconheçam, como nós reconhecemos, que não há outro Deus senão Vós, Senhor. Renovai os vossos milagres e fazei novos prodígios, reuni todas as tribos de Jacob e dai-lhes de novo a herança, como no princípio. Tende compaixão do povo chamado pelo vosso nome, de Israel que chamaste primogénito. Tende misericórdia da cidade do vosso santuário, de Jerusalém, o lugar onde habitais. Enchei Sião com a vossa majestade e o templo com a vossa glória. Dai testemunho das vossas primeiras criaturas e realizai as profecias feitas em vosso nome. Dai a recompensa aos que em Vós esperam, para que sejam acreditados os vossos profetas. Ouvi a oração dos vossos servos, por amor do vosso povo, e conduzi-nos pelos caminhos da justiça, e saibam todos os habitantes da terra que Vós sois o Senhor, o Deus dos séculos.

compreender a palavra
A experiência da infidelidade marca a história do povo de Deus. É uma experiência dramática misturada com a poderosa fidelidade de Deus que arranca Israel do desânimo e o faz sentir a sua misericórdia. Bem-Sirá apresenta aqui uma oração na qual suplica o perdão de Deus para o seu povo, bem visível nas expressões “Tende compaixão”, “mostrai-nos a vossa misericórdia”, “Renovai os vossos milagres”, “Tende misericórdia”, “Ouvi a oração do vosso povo”. Este povo, diz Bem-Sirá, apesar do seu pecado, continua a ser o povo de Deus “povo chamado pelo vosso nome”. Merece a compaixão e a misericórdia do Senhor. Mas é também o escolhido entre todos os povos da terra para dar a conhecer a todos as maravilhas do Senhor. “Infundi o vosso temor sobre todas as nações, para que reconheçam, como nós reconhecemos, que não há outro Deus senão Vós, Senhor”. Esta é a missão universal de Israel.

meditar a palavra
Muitas vezes Israel esqueceu a sua missão. Ele é o povo que traz o nome do Senhor, o povo da promessa e dos mandamentos. Deus fez com o seu povo uma aliança e Israel foi infiel, voltou as costas a Deus e adorou as obras das suas mãos. Mas a infidelidade de Israel vai mais longe, ao esquecer a sua missão diante dos povos do mundo. Através dele, Deus, seria conhecido por todos os povos e nações. Esta missão universal de Israel foi esquecida. Israel viveu só para si e perdeu o sentido missionário da sua existência enquanto povo de Deus. Hoje, esta palavra de Bem-Sirá é para a Igreja. Também nós podemos esquecer os mandamentos, a aliança estabelecida em Cristo no seu sangue derramado na cruz e tão visível e próximo na Eucaristia. Mas podemos igualmente esquecer a nossa missão junto dos homens e calar o evangelho dentro de nós como se fosse propriedade privada e impedir os outros de conhecer o mistério de Cristo que nos salva.

rezar a palavra
Pelo teu sangue derramado na cruz e celebrado na Eucaristia, dá-nos Senhor, a consciência da nossa verdadeira vocação como discípulos. Ensina-nos a alegria do anúncio do evangelho e permite que sejamos o lugar onde te dás a conhecer a todos os homens usando de misericórdia para connosco.

compromisso
Acolho a misericórdia de Deus e anuncio a todos a salvação que me é oferecida gratuitamente.

Evangelho Mc 10, 32-45
Naquele tempo, Jesus e os discípulos subiam a caminho de Jerusalém. Jesus ia à sua frente. Os discípulos estavam preocupados e aqueles que os acompanhavam iam com medo. Jesus tomou então novamente os Doze consigo e começou a dizer-lhes o que Lhe ia acontecer: «Vede que subimos para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Vão condená-l’O à morte e entregá-l’O aos gentios; hão de escarnecê-l’O, cuspir-Lhe, açoitá-l’O e dar-Lhe a morte. Mas ao terceiro dia ressuscitará». Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir». Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o batismo com que Eu vou ser batizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis batizados com o batismo com que Eu vou ser batizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

compreender a palavra
É muito interessante esta passagem do Evangelho. Reparemos no verbo: “Subiam”. Jesus vai à frente, os discípulos iam preocupados e os restantes iam com medo. Mas todos subiam. Jesus, então, chamou os doze para os fazer compreender: “Vede que subimos”. Quer dizer, a hora é difícil, aproxima-se a noite, Eu vou ser crucificado em Jerusalém, mas o importante é que subimos. “Vede” o que significa subir. Trata-se de subir descendo, caindo nas mãos dos homens, sendo condenado, entregue, escarnecido, cuspido, açoitado e morto. Na vida de Jesus e, depois, na vida dos doze, subir é descer. Tiago e João não entendem e querem um lugar à direita e outro à esquerda. Para eles subir não significa descer, por isso Jesus lhes recorda o cálice, o batismo que ele vai receber. Recorda ainda que os seus discípulos não são chefes das nações e apresenta-se como modelo: “o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos”.

meditar a palavra
Também para mim, seguir Jesus, tem que significar subir à cruz que se levanta em Jerusalém. Naquela cruz cabem todos os humildes, os últimos, os servos, os escravos. Todos os que se deixam lançar nas mãos dos homens que escarnecem, cospem e matam. Eu sei que não devo ter medo dos que matam o corpo e nada podem fazer à alma. Não quero que o meu coração se deixe convencer pelo desejo do primeiro lugar, para não me tornar como os grandes deste mundo que apenas pensam em si próprios. Também não quero servir-me de Jesus para ocupar o lugar mais importante. Quero, sim, ser como Jesus, que veio para servir e dar a vida por todos.

rezar a palavra
Jesus, leva-me contigo. Na tua subida a Jerusalém, leva-me contigo. Concede ao meu pobre coração a graça de experimentar os teus sentimentos. Faz de mim o servo de todos, para que todos te conheçam como o Senhor que transformou a cruz em fonte de vida. E dá-me a alegria de subir contigo à cruz de cada dia.

compromisso
Hoje vou repetir várias vezes ao longo do dia: “Não vim para ser servido mas para servir”.