Evangelho: Jo 16, 12-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo».

Compreender a Palavra

Estamos sob a promessa de um novo actor no grupo dos discípulos de Jesus, o Espírito Santo. Estamos entre dois mundos, o dos discípulos que não conseguem entender e o de Jesus que já vê outra realidade. Estamos perante a verdade que Jesus comunicou e a mesma verdade que será revelada pelo Espírito àqueles que ainda não consegue entender. O texto é muito interessante. Fala de uma verdade que não é deste mundo e, por isso, os que ainda vivem os critérios deste mundo têm dificuldade em entender. Esta verdade é a revelação da intimidade de Deus que só o Espírito conhece e só Ele pode revelar. É algo que não se conhece agora mas no futuro, quando vier o Espírito, porque só Ele nos pode guiar para a verdade.

Meditar a Palavra

Ainda não consigo entender as palavras de Jesus, porque estou demasiado mundanizado. As minhas preocupações ainda estão ao nível das necessidades básicas e na busca do bem-estar pessoal e familiar. Não me é fácil experimentar a preocupação pela verdade, pelas coisas do Espírito, pelo que me é oferecido para depois, quando este mundo passar. Os meus olhos ainda não se abriram para Jesus e o meu coração está longe de se render ao Espírito. Preciso fazer ainda muita dieta espiritual para começar a desejar a verdade como alimento e a alegria como experiência do encontro eterno com Deus.

Rezar a Palavra

Guia-me, Senhor, com o teu Espírito. Guia-me pelo caminho da verdade e faz que me apaixone pelo conhecimento da tua intimidade como lugar da revelação do mistério do meu próprio ser. Que eu me encontre em ti e em ti me reconheça amado e te encontre em mim e aí te ame no Espírito que em mim depositaste.

Compromisso

Quero vencer o mundo que há em mim para seguir a caminho da verdade revelada pelo Espírito.