Atos dos Apóstolos 12, 24-13, 5a 

Naqueles dias, a palavra de Deus crescia e multiplicava-se. Depois de Barnabé e Saulo cumprirem a sua missão, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, que tinha o sobrenome de Marcos. Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaen, irmão colaço do tetrarca Herodes e Saulo. Estando eles a celebrar o culto do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que os chamei». Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram- nos partir. Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e de lá navegaram para Chipre. Tendo chegado a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus.

Compreender a Palavra

A Igreja está reunida em Antioquia. Aqueles que tinham abraçado a fé foram visitados por Barnabé e Paulo que os incentivaram a progredir na fé. Num momento de oração com todos os responsáveis pela comunidade, o Espírito Santo falou no coração da comunidade escolhendo Barnabé e Paulo para uma missão especial. Eles, depois de jejuarem e rezarem impuseram as mãos sobre Paulo e Barnabé e deixaram-nos partir. Estes dois enviados vão ser os grandes evangelizadores do seu tempo.

Meditar a Palavra

A comunidade de Antioquia apresenta-se diante de nós como um modelo da Igreja. Todos se reúnem, rezam juntos, escutam e acolhem o Espírito Santo, investem do poder do Espírito aqueles que este escolhe para as diversas missões e vivem para a palavra. O único interesse entre eles parece ser o de fazer crescer a palavra de Deus. Que belo exemplo para a Igreja de hoje. As comunidades não se formam à volta de estruturas obsoletas de interesses particulares e mesquinhos, mas à volta da palavra de Deus. As pessoas não se atropelam umas às outras querendo impor a sua opinião ou vontades, mas escutam o Espírito Santo que escolhe quem ele quer para os diversos cargos e missões dentro daIgreja.

Rezar a Palavra

Senhor, Jesus, envia o teu Espírito à Igreja para que eu e todos os membros desta Igreja nos coloquemos na escuta da tua palavra para agirmos de acordo com o mesmo Espírito. Que não haja entre nós a comunicação das críticas que destroem, mas do Espírito que edifica e dá vida.

Compromisso

Quero escutar o Espírito que fala em mim e na minha comunidade.


Evangelho: Jo 12, 44-50

Naquele tempo, Jesus disse em alta voz: «Quem acredita em Mim não é em Mim que acredita, mas n’Aquele que Me enviou; e quem Me vê, vê Aquele que Me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim não fique nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, não sou Eu que o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para o salvar. Quem Me rejeita e não acolhe as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que anunciei o julgará no último dia. Porque Eu não falei por Mim próprio: o Pai, que Me enviou, é que determinou o que havia de dizer e anunciar. E Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, as palavras que Eu digo, digo-as como o Pai Mas disse a Mim».

Compreender a Palavra

João apresenta Jesus como a Luz. Neste discurso, Jesus volta de novo a apresentar duas situações: a situação daqueles que se aproximam dele e acreditam; esses saem das trevas porque Jesus é a luz e encontram na Palavra a vida eterna prometida. E a situação dos que não acreditam, rejeitam a Palavra e rejeitam Jesus, esses serão julgados no último dia.

Meditar a Palavra

A minha vida está diante da Palavra. A Palavra é o próprio Jesus, é Palavra do Pai. Esta Palavra é vida eterna. Acolher a Palavra é entrar na luz e encontrar o caminho da vida eterna. Terei coragem para continuar cego, mergulhado nas trevas, depois de ter escutado a Palavra de Jesus? Serei capaz de rejeitar a Palavra? Serei tão insensato que, por inércia, prefiro ficar sem a vida eterna?

Rezar a Palavra

Ensina-me o caminho da vida, Senhor. Ensina-me a fazer escolhas na minha vida. Abre os meus olhos à tua luz para que as minhas opções sejam opções de vida eterna. Não permitas que entre no caminho da rejeição porque rejeitar-te é perder-me a mim mesmo.

Compromisso

Vou gravar em mim as palavras de Jesus: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim não fique nas trevas”.