Festa
A Igreja celebra neste dia a festa da Natividade da Virgem santa Maria, da descendência de Abraão, nascida da tribo de Judá, da linhagem régia de David, da qual nasceu o Filho de Deus, feito homem por virtude do Espírito Santo, para libertar os homens do pecado. Esta festa, de origem oriental, foi introduzida pelo papa Sérgio I (século VII). Aurora que precede o Sol de justiça, Maria preanuncia a todo o mundo a alegria do Salvador.
LEITURA I Mq 5, 1-4a
Eis o que diz o Senhor: «De ti, Belém-Efratá, pequena entre as cidades de Judá, de ti sairá aquele que há de reinar sobre Israel. As suas origens remontam aos tempos de outrora, aos dias mais antigos. Por isso Deus os abandonará até à altura em que der à luz aquela que há de ser mãe. Então voltará para os filhos de Israel o resto dos seus irmãos. Ele se levantará para apascentar o seu rebanho pelo poder do Senhor, pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus. Viver-se-á em segurança, porque ele será exaltado até aos confins da terra. Ele será a paz».
compreender a palavra
A situação que se percebe em Miqueias é a de um povo abandonado à sua sorte, caído por terra sem esperança, órfão de Deus e longe daqueles que partiram para o exílio. É o resto de Israel, um pequeno grupo que ficou, fiel, mas desanimado. A este povo Miqueias anuncia a chegada de um tempo novo em que o Senhor volta para o seu povo, voltam também os irmãos, filhos de Israel, exilados. O Senhor voltará a ser o pastor e a apascentar o seu povo e todos viverão em segurança. Tudo isto acontecerá quando a mulher der à luz na pequena, insignificante, mas antiga cidade de Belém.
meditar a palavra
A fidelidade comove o coração de Deus e não deixa sem resposta a esperança guardada nos corações. Foi assim com o resto de Israel e é assim também hoje. Pela fidelidade de uns, pela oração contínua de um pequeno grupo, mantém-se viva e permanece a memória e a presença do Senhor num lugar, numa comunidade e mesmo numa família. Uma mulher é escolhida para sinal e manifestação da promessa de Deus, pastor do seu povo. Uma mulher grávida, que é sempre sinal de vida e de esperança. Esta mulher é, na tradição cristã de Mateus, Maria, a Mãe de Jesus. Uma cidade, pequena aos olhos dos homens, mas grande aos olhos de Deus, é o lugar escolhido para nascer o princípio de uma nova relação com os homens e o início de um novo povo. Ao celebrar o nascimento de Maria, percebemos a revelação de Deus em nosso favor, através de pequenos sinais que não podemos desprezar porque são sinais de vida e de esperança.
rezar a palavra
Senhor, também quero fazer parte desse resto de esperança, quero ser essa pequena cidade onde tem início a revolução do amor. Quero ser como aquela que está cheia de vida e de esperança. A certeza de que és o Pastor do teu povo deixa-me tranquilo diante dos dramas que acontecem em mim e à minha volta, porque sei que virás e serás a paz do teu povo.
compromisso
Quero ser fonte de esperança.
EVANGELHO Mt 1, 1-16.18-23
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo.
compreender a palavra
No dia em que celebramos o nascimento de Maria, mãe de Jesus, escutamos o texto no qual Mateus apresenta a genealogia de Jesus. É um texto à partida um pouco estranho, mas contém elementos que nos podem ajudar a olhar para Jesus e para Maria no contexto da história da salvação. Mateus tem a preocupação de apresentar aquele que vai ser o grande protagonista do evangelho, Jesus. Ele está inserido na história do povo Israelita, o povo da promessa que espera o Messias. Ele é descendente de Abraão, de David e do desterro. Jesus assume, portanto, uma história que vem de longe e que passou pelas grandes aventuras e conquistas e pelas maiores derrotas e misérias. Jesus, descendente do patriarca Abraão e do grande rei David, reúne as condições para ser o Messias. Inserido na história da salvação, participa de todas as bênçãos concedidas por Deus ao seu povo e é também alvo das promessas. Finalmente, podemos ver que na sua genealogia há estrangeiros e pecadores, da sua história participam homens livres e escravos, prostitutas e justos. Ele é o Messias que veio para todos os homens. Maria é a mãe e é nessa condição que se insere no mistério da salvação que se consuma no seu filho.
meditar a palavra
A história de Jesus enraíza totalmente na nossa condição humana, por Maria sua mãe, preparada por Deus desde sempre para dar à luz o salvador. Mas a sua história não tem apenas uma trajetória humana. No humano de Jesus entrelaça-se o divino. Ele é descendente de Abraão e David, por José que, afinal não é o seu pai. Ele recebe a filiação humana por Maria e divina pelo Espírito. A história experimenta assim, desde sempre, a presença do mistério de um Deus que se manifesta no mistério do homem. Na minha vida também posso experimentar esta presença do mistério de Deus. Também eu faço parte dessa trajetória humana que a história me oferece como herança. Mas no batismo teve início em mim uma nova existência que supera os erros e fracassos da humanidade e me eleva para a experiência da condição de filho de Deus. Maria é a certeza de que em mim cabe a imensidade do Deus revelado por Jesus.
rezar a palavra
Quando olho a minha história humana, feita de gente simples e humilde e construída sobre derrotas e fracassos, percebo-me como o Povo da promessa, a viver da esperança. Tu és a minha esperança, Senhor. Só de ti posso esperar a força que gera em mim a verdadeira vida. Concede-me, Senhor, a graça de reconhecer que não espero em vão.
compromisso
Como Maria quero purificar todo o meu ser para que Jesus habite em mim.