Evangelho: Jo 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Compreender a Palavra
Celebramos a Festa de S. Lourenço, diácono e mártir.
Jesus apresenta aos discípulos dois caminhos, o da vida e o da morte. Quem quer a vida tem que morrer, tem que perder, tem que servir e seguir Jesus. É uma opção clara mas nem sempre fácil de entender. O mundo apresenta-se com muita força e muita sedução. Tudo o que o mundo oferece é imediato e sensível e, portanto mais atraente. Jesus fala de uma outra vida, de uma honra que vem de Deus e não dos homens. Para alcançar esta vida muitas vezes fica-se mal diante dos homens.

Meditar a Palavra
Sinto-me muitas vezes tentado a seguir a glória do mundo, a fama dos homens, o prestígio social e o sucesso imediato. Parece que isso é ganhar a vida. A proposta de Jesus mostra-se interessante e inteligente, mas preciso de mais forças para a traduzir numa verdadeira opção na minha vida.

Rezar a Palavra
Senhor, ensina-me a morrer. Revela ao meu pobre coração a certeza de que na morte está a vitória e no escondimento está a verdadeira glória. Como tu, faz-me desejar ser grão de trigo para a salvação dos homens e a glória de Deus.

Compromisso
Vou aproveitar os meus sofrimentos como momentos de manifestação da verdadeira vida.