Memória
O papa são Pio V instituiu esta memória no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto (1571) e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário. A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à encarnação, à vida pública, à paixão e à ressurreição do Filho de Deus.
LEITURA I Atos 1, 12-14
Depois de Jesus ter subido ao Céu, os Apóstolos voltaram para Jerusalém, descendo o monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, à distância de uma caminhada de sábado. Quando chegaram à cidade, subiram para a sala de cima, onde se encontravam habitualmente. Estavam lá Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zeloso, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unidos em oração, em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, Mãe de Jesus.
Compreender a Palavra
Entre a Ascensão de Jesus e o Pentecostes o livro dos Actos conta que aqueles que pertenciam a Jesus pelo chamamento feito a segui-lo, se encontravam habitualmente na sala de cima e perseveravam unidos na oração. Entre eles estavam algumas mulheres de entre as quais se destaca Maria a Mãe de Jesus. Maria está reunida em oração com os discípulos de seu filho. Todos juntos são a Igreja, o resto que ficou após a morte e ressurreição do Mestre. É a Igreja reunida e com ela a Mãe de Jesus. Como no calvário o olhar de Jesus cruza-se com o de Maria para estender a maternidade de maria para lá dos laços de sangue, até que ela seja a Mãe da Igreja, a Mãe de todos os homens.
Meditar a Palavra
Maria pelo sim dado a Deus na anunciação arriscou uma vida no amor, dilatando cada dia mais o seu coração até nele caberem todos aqueles que são amados por Deus sem qualquer exceção. O mistério da cruz transformou-a na Mãe dos discípulos de seu filho e que agora têm como missão anunciar o evangelho. Reunida com eles em oração ela torna-se a Mãe da Igreja que ali dá os primeiros passos na consciência da sua vocação universal.
Rezar a Palavra
Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, ensina-nos a rezar com coração generoso para acolhermos em todas as coisas a vontade do teu Filho e aguardarmos em esperança a promessa do Espírito que nos fortalece para a missão evangelizadora que faz de nós a Igreja de Jesus Cristo.
Compromisso
Rezo o terço meditando nos mistérios de Cristo.
EVANGELHO Lc 1, 26-38
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
Compreender a Palavra
Lucas oferece a descrição teológica do nascimento de Jesus. Situa-nos no tempo e no lugar. O tempo é de espera que a promessa e o lugar a casa de uma jovem desposada com José na cidade de Nazaré da Galileia. O diálogo é a proposta de um Deus que quer nascer do sim de uma mulher não tocada pelo pecado. O desafio é a entrega incondicional a um projeto que só um coração puro consegue acolher. O mistério é um menino a quem deve ser posto o nome de Jesus, “Deus salva” que sendo filho de mulher, é em primeiro lugar filho de Deus. A resposta só tem a segurança, a da fé. Acreditar nas palavras do anjo e esperar que se cumpram. Outros acreditaram, ela, a jovem, também acredita e pode já contemplar o início da promessa na sua prima Isabel que espera o precursor.
Meditar a Palavra
Maria é a Senhora experimentada na fé pelo desafio de acreditar que se pode cumprir a palavra do Senhor. O que aos olhos dos homens é impossível, aos seus olhos de jovem, de mulher, de crente, pode ser possível porque para Deus nada é impossível. Virgem Maria, Senhora do Rosário, convida-me a acreditar com a mesma liberdade. Ela mostra-me o caminho simples da fé, que consiste em deixar o coração voar ao sabor das palavras do anjo e repetir continuamente “faça-se em mim”.
Rezar a Palavra
“Faça-se em mim”. Quero dizer com o coração as tuas palavras. Sinto que é fácil crer, fácil ainda esperar, fácil sentir que se vão cumprir as promessas do Senhor. O difícil é compreender que se vão realizar em mim. Precisamente em mim que nada sou, nada tenho, nada mereço. Quero contigo, minha Rainha e mãe, aprender a deixar acontecer em mim o que ouvi da boca do Senhor.
Compromisso
Ainda que me falte a fé quero dizer sem cessar: “Faça-se em mim”.