Evangelho: Lc 6, 12-19

Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia. Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados por espíritos impuros também ficavam curados. Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.

Compreender a Palavra

Lucas narra um momento importante para a implantação do Reino de Deus. Depois de uma noite em oração no cimo do monte Jesus chama os discípulos e escolhe doze de entre eles para serem “apóstolos”. A lista dos escolhidos começa com Pedro e termina com Judas, o traidor. Após esta escolha, todos descem do monte e se misturam com a multidão dos que vieram para ouvir Jesus e serem por ele curados das suas enfermidades.

Meditar a Palavra

Jesus convida-nos a subir com ele ao monte para escutar a voz do Pai que fala aos nossos corações. Com ele assumimos a responsabilidade de implantar o reino no mundo. O nosso nome está sobre a mesa e Jesus pronuncia-o com a solenidade da missão que nos confia. Com ele somos chamados a descer do monte para realizarmos a nossa missão entre os homens carentes da palavra e necessitados de gestos libertadores. A força de Jesus continua presente e comunica-se através das nossas mãos.

Rezar a Palavra

A tua força, Senhor, comunica-se àqueles que se aproximam de ti para te tocar. Deixa-me tocar-te, Senhor. Dá-me a coragem humilde dos simples que acreditam poder encontrar uma nova vida somente por te tocar. Que eu creia, Senhor, no poder da força que vem de ti e na vida nova que nasce do encontro contigo e com a tua palavra.

Compromisso

O Senhor chama-me pelo nome e eu preciso escutar o seu chamamento. Hoje quero ouvir o som da sua voz pronunciando o meu nome e confiando-me a missão que me chama a realizar no mundo e na Igreja.