Isaías 7, 1-9
No tempo em que Acaz, filho de Jotão, filho de Ozias, era rei de Judá, Rason, rei dos arameus, e Pecá, filho de Romélia, rei de Israel, marcharam contra Jerusalém para a atacarem, mas não puderam conquistá-la. Quando chegou a notícia à casa de David de que os arameus tinham acampado em Efraim, o coração do rei e do povo estremeceu, como se agitam as árvores da floresta batidas pelo vento. O Senhor disse então a Isaías: «Vai ao encontro de Acaz, com teu filho Sear-Jasub, no extremo do aqueduto da piscina superior, que fica na estrada do Campo do Pisoeiro, e diz-lhe: Tem cuidado, mas não temas; não desanimes nem te assustes à vista desses dois tições fumegantes, da fúria de Rason, rei dos arameus, e do filho de Romélia. Os arameus, com Efraim e o filho de Romélia, decidiram fazer-te mal e disseram: ‘Marchemos contra Judá, para o intimidar, vamos invadi-lo, para que se renda, e estabeleceremos nele como rei o filho de Tabeel’. Assim fala o Senhor Deus: Isto não acontecerá, isto não se realizará. A capital dos arameus é Damasco e o chefe de Damasco é Rason; a capital de Efraim é Samaria e o chefe de Samaria é o filho de Romélia. Mas dentro de sessenta e cinco anos, Efraim será arrasado e deixará de ser um povo. Contudo, se não tiverdes fé, não podereis sobreviver».
Compreender a Palavra
Acaz treme de medo ao receber a notícia do ataque que sofreu a cidade de Jerusalém. Razon e Pecá são chamados por Deus de “tições fumegantes”, quer dizer ardem de ira contra Acaz e querem apagar da face da terra o seu nome. Por essa razão Acaz estremeceu, ele e todo o povo, derrotados pelo medo. O Senhor, porém, enviou-lhe o profeta Isaías para o confortar e avisar. “tem cuidado, mas não temas; não desanimes nem te assustes… Isto não acontecerá”. No entanto, o Senhor, também deixa um aviso a Acaz e ao povo, “se não tiverdes fé, não podereis sobreviver”.
Meditar a Palavra
Há notícias que chegam até nós e nos derrubam por terra. Fazem nos crer, na nossa fragilidade, que já não temos salvação, já não qualquer possibilidade nem salvação. Acabou-se o caminho diante de nós, o chão desabou. Como aconteceu com Acaz, estremece-nos o coração. No entanto, o Senhor, vigilante, guarda os nossos caminhos, conhece os nossos corações e quer a nossa vida e não a nossa morte, dá-nos a vitória e não a derrota. A sua palavra é de vida e esperança. A fé não pode ser um paliativo para as dores da vida, ela é remédio que cura e salva. “Se tiverdes fé, podereis sobreviver” porque o Senhor é quem governa, é ele quem vigia pelas sentinelas e é ele o construtor da nossa casa.
Rezar a Palavra
Se o Senhor não estivesse connosco, quando os inimigos se levantaram contra nós, ter-nos-iam engolido vivos, teriam passado sobre nós as águas impetuosas, mas a nossa vida escapou como um pássaro do laço dos caçadores, rompeu-se o laço e nós ficámos livres. O nosso auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra (Sl 124). No meio da aflição, Senhor, experimento a tua proteção, o conforto do teu amor.
Compromisso
Transformar a fé na arma que me faz caminhar todos os dias em segurança, diante de Deus e dos homens.
Evangelho: Mt 11, 20-24
Naquele tempo, começou Jesus a censurar duramente as cidades em que se tinha realizado a maior parte dos seus milagres, por não se terem arrependido: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Mas Eu vos digo que no dia do Juízo haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás exaltada até ao céu? Até ao inferno é que descerás. Porque se em Sodoma se tivessem realizado os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje. Mas Eu vos digo que no dia do Juízo haverá mais tolerância para a terra de Sodoma do que para ti».
Compreender a Palavra
Jesus dá-se conta da dureza do coração dos habitantes das cidades Corazim e Betsaida assim como Cafarnaúm e recorda-lhes que, se tivesse feito os mesmos milagres em cidades pagãs, os seus habitantes se teriam convertido. Recorda também que o mesmo teria acontecido em cidades como Sodoma que foram destruídas por causa dos seus pecados. Esses receberão mais clemência no dia do juízo.
Meditar a Palavra
Ao escutar Jesus a falar contra estas cidades recordo que estas palavras são, hoje, para mim. Jesus diz-me que realiza na minha vida maravilhas suficientes para eu me poder converter continuamente ao seu amor. Se eu não cuidar, passa a minha vida e eu não levo a sério o que Ele me diz e acabo por me perder. Há tantas pessoas que se tivessem as oportunidades que eu tenho, aproveitavam melhor os dons de Deus e viviam a fé com mais intensidade e com maior amor a Deus e aos homens. Tenho que repensar a minha relação com Deus e vencer o meu comodismo que me impede de seguir Jesus. Preciso de abrir o meu coração e acolher as palavras de Jesus.
Rezar a Palavra
Senhor, vieste salvar os homens e libertá-los dos seus pecados. Também a mim vieste salvar. Há tantos homens que não te conhecem e eu tive a oportunidade de te conhecer. Muitas pessoas me falaram de ti e eu próprio digo conhecer-te e acreditar em ti. Tu sabes que muitas vezes vivo como se não te conhecesse e decido a minha vida como se não acreditasse. Sou um cristão muito fraco, quando podia ser forte se me abrisse à tua presença e à tua acção na minha vida. Ajuda-me a converter o meu coração à tua palavra que me chama a superar as minhas limitações e a acreditar no teu amor.
Compromisso
Vou estar atento aos dons que Deus me concede hoje para me tornar melhor cristão.