Evangelho: Mt 7, 6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem. Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!»

Compreender a Palavra

Jesus faz três ensinamentos aos discípulos, que são de capital importância. Primeiro mostra-lhes que as coisas santas não são dadas a quem não as sabe apreciar. O facto de serem dadas de qualquer forma e sem qualquer critério faz com que aqueles a quem foram dadas sem as apreciar, se sirvam delas não para se santificarem mas para perseguirem aqueles que lhas ofereceram. É a experiência da Igreja primitiva perante muitos que abandonavam a comunidade.

Em segundo lugar convida os discípulos a ir à frente. O discípulo não espera pelo mundo, vai adiante e faz o que quer que os outros façam para servir de exemplo e ser seguido no seu testemunho por todos.

Finalmente, Jesus apresenta a parábola dos dois caminhos. O mundo segue por um caminho fácil de encontrar e ao alcance de todos. Jesus diz que esse caminho leva à perdição. O discípulo tem outro caminho. Não será seguido por muitos porque se trata de um caminho de sacrifício, renúncia e perfeição, mas este caminho conduz à vida. É proposto a todos mas nem todos querem seguir por ele.

Meditar a Palavra

O Senhor deu-me os bens do céu. Os sacramentos, a Palavra, a comunidade dos irmãos, o amor fraterno, a fé, a conversão são dons de Deus oferecidos ao longo da minha vida. Tantas vezes os acolhi e vivi como experiência de encontro com o amor generoso de Deus. Muitas vezes os desprezei como coisas menores, sem importância, perfeitamente desnecessárias. Talvez as tenha avaliado como o fazem muitos pagãos. «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas». Estas palavras ficaram retidas na minha memória e afectam o meu coração. Hoje preciso reflectir sobre elas. Sei que há dois caminhos e que posso levar muitos atrás de mim por qualquer deles. Estou no caminho da vida?

Rezar a Palavra

Porque hoje sei que muitas vezes me enganei em caminhos perdidos e meus passos trouxeram outros no engano, quero dizer-te, Senhor:

Esquece os meus passos mal andados,

Meu desamor perdoa e meu pecado.

Eu sei que vai raiar a madrugada

E não me deixarás abandonado.

Se Tu me dás a mão, não terei medo,

Meus passos serão firmes no andar.

Luz terna, suave, leva-me mais longe:

Basta-me um passo para a Ti chegar”.

Compromisso

Como trato as coisas santas que o Senhor me oferece em cada dia?