1 João 5, 5-13 
Caríssimos: Quem é o vencedor do mundo senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? Este é O que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo; não só com a água, mas com a água e o sangue. É o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. São três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três estão de acordo. Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior, porque o testemunho de Deus consiste naquele que Ele deu de seu Filho. Quem acredita no Filho de Deus tem em si mesmo este testemunho. Quem não acredita em Deus considera-O um mentiroso, porque não acredita no testemunho dado por Deus acerca de seu Filho. E o testemunho é este: Deus deu-nos a vida eterna e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Escrevo-vos estas coisas, para saberdes que tendes a vida eterna, vós que acreditais no nome do Filho de Deus. 

Compreender a Palavra
Tudo está dado ao homem no filho de Deus, Jesus Cristo. Acreditar no filho é garantia da vitória sobre o mundo e da vida eterna. Esta garantia é dada pelo Pai que oferece o filho, pelo filho que derrama o sangue e do Espírito que dá testemunho. O testemunho é verdadeiro e é dado pelo Espírito, pela água e pelo sangue. O Espírito que ungiu Jesus, a água e o sangue que saíram do seu lado aberto na cruz. Este testemunho é verdadeiro porque vem de Deus e não dos homens. Quem acolhe este testemunho tem a vida e quem não acolhe não tem a vida.

Meditar a Palavra
João leva-nos até ao limite, para compreendermos que acreditar significa ter a vida e não acreditar é perder a vida. Não se trata de acreditar que Deus existe, mas acreditar que ele se dá em Jesus Cristo e que esta dádiva, certificada pelo Espírito e pelo sangue derramado na cruz, é a vitória sobre o mundo. Acreditar é acolher o testemunho vivo que é Jesus Cristo. Nele encontramos todo o mistério de Deus que ama primeiro até dar tudo de si mesmo, derramando-se como água e sangue sobre nós para que tenhamos a vida eterna. 

Rezar a Palavra
Que o teu sangue caia sobre mim como um verdadeiro batismo, Senhor, para que o meu coração acolha o testemunho do Espírito que abre as portas da vida eterna e me faça experimentar a vitória sobre a minha condição de humana limitada às realidades deste mundo. 

Compromisso
O batismo é a primeira experiência de encontro com o mistério da vida oferecida por Deus em Cristo e no Espírito Santo. Reviver o mistério do nosso batismo em cada dia é caminho para vencer o mundo e alcançar a vida eterna.



Evangelho: Lc 5, 12-16
Naquele tempo, estando Jesus em certa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Ao ver Jesus, caiu de rosto por terra e suplicou-Lhe: «Senhor, se quiseres, podes curar-me». Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Eu quero; fica curado». E imediatamente a lepra o deixou. Jesus ordenou-lhe que a ninguém o dissesse, mas acrescentou: «Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Cada vez se divulgava mais a fama de Jesus e reuniam-se grandes multidões para O ouvirem e serem curados dos seus males. Mas Jesus costumava retirar-Se em lugares desertos para orar. 

Compreender a Palavra
Escutamos este encontro de Jesus com um leproso. É um texto rico de sentimentos, gestos e palavras. Jesus mostra-se como aquele que cura o homem das suas lepras (sejam elas quais forem). Jesus é aquele que se compadece, que toca, que responde ao homem no meio das suas dificuldades. Jesus não quer substituir ninguém. Ele tem o seu lugar e nós temos o nosso, por isso diz: “vai mostrar-te ao sacerdote”.

Meditar a Palavra
Cada um pode escolher uma palavra ou uma frase para a sua meditação. Eu, hoje, fico apenas com esta: “Eu quero”. Esta é a resposta de Jesus a um apelo feito pelo leproso. Lembro-me muito especialmente da minha vida e medito. Tantas coisas peço a Jesus, às vezes até com muita convicção e fé. Percebo agora, ao meditar esta palavra, que Jesus me diz a mim também “eu quero”. Mas na verdade, em muitas situações da minha vida eu nem sequer ouvi. Segui o meu caminho convencido que Jesus não tinha respondido ou que ele não queria. Deu os assuntos por encerrados, quando Jesus estava ali a dizer, eu quero. Nada aconteceu porque eu não esperei pela resposta. Será que hoje…

Rezar a Palavra
Toca-me Jesus. Toca no meu coração tantas vezes perdido na angústia de não saber o que fazer, perdido entre a multidão, entre os pensamentos, entre os desejos e interesses da vida e incapaz de escutar a tua voz que me diz “quero”. Sei, agora, que se for capaz de escutar esse “quero” tudo muda em mim, tudo encontra outro rumo, tudo será diferente. Sei que se escutar o teu “quero” aprenderei contigo a estar na vida, a ver os outros, a ler os acontecimentos e por certo, saberei escutar e perdoar. Sei que ficarei curado de mim mesmo, se te escutar a dizer “quero”, esse “quero” eterno que nunca mais termina.

Compromisso
Vou parar e fazer silêncio em mim durante algum tempo para escutar Jesus a dizer-me “quero”.