Evangelho: Lc 8, 1-3

Naquele tempo, Jesus ia caminhando por cidades e aldeias, a pregar e a anunciar a boa nova do reino de Deus. Acompanhavam-n’O os Doze, bem como algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham saído sete demónios, Joana, mulher de Cusa, administrador de Herodes, Susana e muitas outras, que serviam Jesus e os discípulos com os seus bens.

Compreender a Palavra

O texto de hoje vem na sequência do perdão dado à mulher pecadora que entra na casa de Simão. Lucas resume, toda a acção de Jesus, no primeiro versículo, indicando que ele andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia anunciando o reino e era acompanhado pelos discípulos. Na segunda parte apresenta algumas mulheres que também acompanham Jesus e o “servem”, entre muitas outras. As mulheres que Lucas menciona são mulheres a quem Jesus curou, a quem ele tirou demónios e a primeira de entre elas é Maria de Magdala, de quem tirou sete demónios. Logo a seguir vêm duas outras, Joana e Susana, a quem também curou. E só depois um número desconhecido de outras mulheres. Lucas diz que serviam Jesus. O serviço, no pensamento de Jesus é o anúncio do reino. Estas mulheres são as mesmas que estiveram junto à cruz e as primeiras a ir ao sepulcro na manhã da ressurreição. Elas estão no caminho de Jesus e servem-no realizando a missão do anúncio, de acordo com o seu lugar junto de Jesus.

Meditar a Palavra

Juntamente com os doze, acompanhavam Jesus, algumas mulheres, de entre as quais algumas que estiveram possuídas pelo demónio. Não deixa de ser interessante que, aquelas que mais longe estavam de Jesus, as que pertenciam ao demónio, agora são as que mais perto dele estão. E Maria de Magdala, de quem tirou sete demónios, é a primeira a ser mencionada. Elas serviam, isto é, colaboravam com Jesus na sua missão de anunciar a palavra. Não deixa de ser interessante que aquelas que mais pecaram são as que agora mais amam. Os amigos de Jesus, homens ou mulheres são todos assim. Afinal, de Jesus diziam “não é este o filho do carpinteiro?” destas mulheres diziam “não é ‘Madalena?’ não é a mulher de Cusa?’…? Também eu sinto o olhar do mundo quando me identificam com Jesus. Quem sou eu para que esteja ao serviço de Jesus, quando a minha vida está marcada, aos olhos de todos, pela debilidade que faz de mim um homem pecador? Não fora Jesus e a sua misericórdia, que me chama a segui-lo, e não seria capaz de estar junto à cruz nem de aguardar em esperança a manhã da ressurreição.

Rezar a Palavra

De mim expulsas tudo o que me impede de te seguir, Senhor. Perante a tua graça, a tua gentileza, a tua misericórdia, o teu amor frente ao meu pecado, só posso colocar tudo o que sou e tudo o que tenho ao teu serviço, ao serviço do evangelho. Dá-me, Senhor, a coragem de Maria de Magdala e a força de te amar como ela, para não me cansar de te seguir.

Compromisso

Com a minha vida de hoje, vou ser manifestação de agradecimento pelo amor que Jesus me dedica.