Leitura I    2Tm 3, 10-17

Caríssimo: Tu seguiste-me fielmente no ensino, no modo de vida, nos projetos, na fé, na paciência, na caridade, na constância, nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, em Icónio e em Listra. Que perseguições eu não tive de sofrer! Mas de todas me livrou o Senhor. Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Os homens maus, porém, e os fraudulentos irão de mal a pior, enganando os outros e enganando-se a si mesmos. Mas tu, permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil para ensinar, persuadir, corrigir e formar segundo a justiça. Assim o homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as boas obras.

compreender a palavra
Paulo reforça a fé de Timóteo recordando o início da sua experiência e o caminho que fizeram juntos. Ele recebeu a fé através das Sagradas Escrituras que Paulo lhe soube transmitir. Fortaleceu-se acompanhando Paulo na vida, nos projetos, na caridade, na constância e nas perseguições e sofrimentos suportados. Insiste que as perseguições fazem parte da experiência dos que vivem piedosamente em Cristo, mas a palavra de Deus, palavra inspirada, serve para ensinar, persuadir, corrigir e formar os homens perfeitos, capazes de boas obras. Por isso, diz Paulo, também tu, “permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo.

meditar a palavra
A perseverança não é uma palavra é uma atitude responsável diante da fé. A Palavra das Escrituras que recebemos e na qual fomos edificados pela ação e cuidado de muitas pessoas que nos transmitiram a fé, está presente nas nossas vidas juntamente com o seu testemunho firme e corajoso. Formados na Palavra e edificados no testemunho temos nessas pessoas um auxílio permanente, um modelo de como perseverar em Cristo mesmo no meio de perseguições. Ensinados, persuadidos, corrigidos e formados pela Palavra teremos a força necessária para permanecermos firmes na salvação que vem de Cristo. A mesma Palavra nos serve também para ensinar, persuadir, corrigir e formar na fé, na caridade e na perseverança aqueles que nos são confiados.

rezar a palavra
A tua Palavra, Senhor, é luz do meu caminho. Desde a infância fui formada nesta Palavra. Conheço e escuto permanentemente a tua Palavra, nela tenho sido corrigido, persuadido e formado. Que eu saiba vivê-la com a perseverança que requerem as perseguições de cada dia e saiba, pelo meu testemunho, ensinar e formar a outros para que se tornem também firmes na mesma fé.

compromisso
Com paciência ensino o caminho da Palavra das Escrituras.


Evangelho    Mc 12, 35-37 

Naquele tempo, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Como podem os escribas dizer que o Messias é filho de David? O próprio David afirmou, sob a ação do Espírito Santo: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-Te à minha direita, até que Eu faça dos teus inimigos escabelo dos meus pés’. O próprio David Lhe chama ‘Senhor’. Como pode ser seu filho?». E a numerosa multidão escutava com prazer o que Jesus dizia.

compreender a palavra
Entre os judeus tinha-se generalizado a ideia do Messias que viria libertar Israel. Ninguém sabia muito bem como seria esse Messias, mas aplicavam-se-lhe alguns textos bíblicos. Os mestres da Lei, como Jesus chama aos escribas, seguem a ideia tradicional de um Messias rei, descendente de David. Jesus procura ensinar aos seus discípulos novos critérios que identificarão o Messias. Entre esses critérios estão a humildade, o serviço, o sofrimento, a cruz e a morte. É assim que se apresenta ao anunciar a paixão. Neste texto, a multidão escuta Jesus com agrado e Ele desmistifica a ideia da origem davídica do Messias, recordando que o próprio David lhe chama Senhor. Então, o Messias é mais do que David, está acima dele, é Filho de Deus. Esta origem divina do Messias, torna-o libertador dos pobres, dos humildes e dos marginalizados, porque não faz aceção de pessoas.

meditar a palavra
A vontade que sentimos, de quando em quando, de reduzir Deus à nossa imagem e de o tornar um objeto nas nossas mãos para que faça o que nós queremos e nos livre dos nossos inimigos com o poder violento das armas, distorce a verdade sobre Deus. As nossas ações, opções, critérios e atitudes nascem da visão de Deus que fazemos crescer nos nossos corações. A opressão, a exclusão e as diferenças sociais, nascem da consciência errada de que Deus é o nosso Deus e não é Deus dos outros. Só o Deus de Jesus Cristo, que nasce nas palhas de Belém e surge montado num jumentinho e carrega com a cruz da humanidade, pode conduzir os nossos corações à dedicação ao próximo no mesmo amor.

rezar a palavra
Senhor Jesus, mostra ao meu coração a verdade sobre o mistério da salvação que nos trouxeste, como Messias de Deus. O caminho da humildade, do serviço e da entrega da vida, seja para mim o caminho que leva à casa do Pai. Que eu aceite fazer esse caminho de escondimento aos olhos dos homens, vencendo a minha pequenez de espírito e a minha pobreza de coração, para poder corresponder aos dons de vida e de graça que me ofereces na tua cruz salvadora.

compromisso
Quero humilhar-me no sentido evangélico de escondimento para que não seja eu a aparecer, mas Jesus, porque só Ele é Messias, Salvador.