Gálatas 4, 22-24.26-27.31 – 5, 1 

Irmãos: Como está escrito, Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. O da escrava nasceu segundo a natureza e o da mulher livre em virtude da promessa. Há nisto uma alegoria. As mulheres representam as duas alianças. A primeira, concluída no monte Sinai, gera para a escravidão: é Agar. Mas a Jerusalém do alto é livre, e esta é a nossa mãe. Porque está escrito: «Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz; rejubila e canta de alegria, tu que não conheceste as dores da maternidade, porque os filhos da abandonada são mais numerosos que os daquela que tem marido». Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre. Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão.

Compreender a Palavra

Somos livres e não escravos, diz-nos Paulo. Em Cristo fomos libertados para vivemos a liberdade dos filhos de Deus, que nasceram da mulher livre. Paulo serve-se do exemplo de Abraão que teve um filho da mulher, Isaac e outro da escrava, Ismael. Nós não nascemos da escrava mas da mulher livre, por isso vivemos a verdadeira liberdade e não nos sujeitamos ao jugo da servidão. Aquela que parecia estéril, incapaz de dar à luz um filho, é agora mãe de uma multidão de homens livres em Cristo.

Meditar a Palavra

A nossa condição de homens livres em Cristo não faz de nós super homens, nem santos, nem imaculados, mas homens de cabeça erguida diante da vida. Apesar da nossa fragilidade, comparável à da mulher estéril, incapaz de dar à luz, nós, em Cristo, tornámo-nos um lugar onde a semente da vida pode crescer e gerar frutos de eternidade porque ele adquiriu para nós o direito de cidadãos da Jerusalém do alto e de filhos de Deus. Agora já não somos estéreis, incapazes de vida, homens sem futuro e sem esperança. Agora somos livres, filhos de Deus e plenos de vida e de esperança.

Rezar a palavra

Obrigado, Senhor, pela vida que me concedes na fé, porque dessa vida me vem a certeza de ser filho amado para lá das minhas fragilidades. Fizeste de mim quase um ser divino, coroaste-me de honra e glória e abriste para mim o caminho da Jerusalém celeste porque me fizeste homem livre no sangue de Cristo derramado na cruz.

Compromisso

Agradecer também é rezar e aumenta em nós a certeza do dom recebido.


Evangelho: Lc 11, 29-32

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

Compreender a Palavra

Perante a multidão que cada vez é maior e se reúne à volta de Jesus, ele lembra aquele pedido feito anteriormente por alguns, para que lhes desse um sinal e aproveita para classificar esta geração “Esta geração é uma geração perversa…”. Pois esta geração é a que pede um sinal e Jesus afirma-lhes que não terão outro sinal senão o de Jonas. Qual é este sinal? A palavra anunciada pelo profeta e que levou os ninivitas à conversão. Jesus é maior do que Jonas e, portanto, a sua palavra maior do que a de Jonas. Se aqueles se converteram ao ouvir o profeta, esta geração deve converter-se ao ouvir Jesus. Na segunda parte do texto Jesus recorda que ouvir e converter-se é a atitude certa diante dele. Ele é mais do que Salomão e do que Jonas e, portanto não há outro sinal além da sua acção e da sua palavra.

Meditar a Palavra

Quero muitas vezes sinais extraordinários para acreditar em Jesus. Na sua palavra Ele deixa-me bem claro que não há nenhum sinal mais importante nem mais claro que a sua vida e a sua palavra. Escutar e converter-se é tudo quanto preciso de fazer para reconhecer que Ele é o Messias salvador. Em vez de ficar em expectativas estéreis que não levam a lado nenhum, devo empenhar-me em escutar a Palavra de Jesus e deixar que ela faça eco no meu coração e transforme a minha vida.

Rezar a Palavra

Tu és maior do que todos, Senhor. Em ti posso encontrar a palavra segura e a atitude certa para jogar a minha em boa direcção. Nem sempre penso que a tua palavra é caminho para a minha vida. Muitas vezes me aborreço a ler e a ouvir e, por isso, a tua palavra não chega a fazer nada em mim. Dá-me, Senhor, a capacidade de me render à tua voz e deixar instruir pelos teus ensinamentos para que me converta totalmente a Ti.

Compromisso

Vou fazer da palavra de Deus o meu livro quotidiano, no qual encontro as referências, os sinais, indicadores do meu caminho.