São Bartolomeu dos Mártires, bispo
[Memória em Portugal]
Bartolomeu nasceu em Lisboa (Portugal), na paróquia dos Mártires, em 1514. Ingressou na Ordem dos Pregadores, onde exerceu o ministério sacerdotal e regeu a cátedra de Teologia. Foi eleito arcebispo de Braga, onde exerceu com incansável diligência e eficácia uma intensa atividade apostólica. Fomentou a evangelização do povo, para o qual preparou um catecismo ou doutrina cristã e práticas espirituais, e preocupou-se com a santidade e cultura do clero. Participou no Concílio de Trento, com uma atuação que mereceu o elogio do papa e o aplauso dos seus pares. Em vista da execução das reformas tridentinas, efetuou um Sínodo Diocesano e um Concílio Provincial e promoveu a fundação do Seminário, dito «conciliar», para conveniente formação dos presbíteros. Finalmente, tendo renunciado ao arcebispado, recolheu ao convento de Santa Cruz de Viana do Castelo, construído por sua iniciativa, onde prosseguiu a vida austera de simples religioso, dedicado à oração, caridade e estudo. Aí faleceu em 16 de julho de 1590.

Leitura I Mq 6, 1-4.6-8
Escutai o que diz o Senhor: «Levanta-te, abre um processo diante das montanhas, ouçam as colinas a tua voz». Escutai, montanhas, o processo do Senhor; prestai atenção, fundamentos da terra, porque o Senhor tem um processo contra o seu povo, está em demanda contra Israel: «Meu povo, que te fiz Eu? Em que te ofendi? Responde-Me. Tirei-te da terra do Egito, livrei-te da casa de escravidão e enviei à tua frente Moisés, Aarão e Maria». – Com que me apresentarei diante do Senhor e me inclinarei diante do Deus das alturas? – Apresentar-me-ei com holocaustos, com novilhos de um ano? Agradarão ao Senhor milhares de carneiros ou rios de azeite? Oferecerei o meu primogénito para expiar a minha culpa, o fruto das minhas entranhas para expiar o meu pecado? Já te foi indicado, ó homem, o que deves fazer, o que o Senhor exige de ti: praticar a justiça e amar a misericórdia e ser humilde diante do teu Deus.

compreender a palavra
A sessão está aberta e o povo do Senhor vai ser julgado diante de toda a criação. O Senhor pergunta: “Que te fiz eu? Em que te ofendi?”. O povo está sempre a reclamar, a revoltar-se contra o Senhor e a transgredir os seus mandamentos. O povo prefere os ídolos, ao Senhor. Que motiva esta atitude constante de revolta, ingratidão e desprezo? O próprio Senhor responde mostrando o que fez pelo seu povo: “Tirei-te da terra do Egito, livrei-te da casa de escravidão”. Perante a verdade o povo questiona-se sobre o que fazer para expiar o seu pecado. Oferecer holocaustos? Entregar o primogénito? Nada interessa ao Senhor mais do que um coração reto, a justiça, a misericórdia e a humildade.

meditar a palavra
A pergunta permanece diante do homem, porque a sua vida é uma sessão permanente na qual são julgadas as suas ações. A opção do homem em cada momento, diz se ele está na presença de Deus ou se Deus ficou esquecido no passado. Quem preenche a vida do homem? Que realidades ocupam e movem o seu coração? Deus vê-se, muitas vezes, preterido em favor dos ídolos criados pelo coração do homem. O mundo é perito em fabricar ídolos, deuses que saem das mãos dos homens, porque têm boca e não falam, olhos e não veem, não incomodam o homem, nem reclamam dele a verdade do seu coração. Ir à presença de um ídolo não é o mesmo que ir à presença de Deus. Deus vê os corações e fala ao coração do homem exigindo a justiça, a misericórdia e a humildade. Os ídolos não exigem coração, apenas sacrifícios exteriores. Ainda hoje, o homem é capaz de realizar muitos sacrifícios exteriores e nega-se a mudar o seu coração à luz da palavra, dos preceitos e mandamentos do Senhor.

rezar a palavra
Senhor, tu me examinas e conheces, sabes quando me sento e quando me levanto, conheces todos os meus pensamentos, vês-me quando caminho e quando descanso. Conheces a palavra que sai da minha boca antes de a pronunciar. Examinas e conheces o meu coração. Onde poderei esconder-me do teu olhar? Guia-me, Senhor, pelo caminho da eternidade. (Sl 139)

compromisso
Deus conhece os meus pensamentos e vê o meu coração.

Evangelho Mt 12, 38-42
Naquele tempo, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal da tua parte». Mas Jesus respondeu-lhes: «Esta geração perversa e infiel pretende um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência quando Jonas pregou; e aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul erguer-se-á com esta geração e há de condená-la, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão».

compreender a palavra
Jesus manifesta a sua indignação perante a incredulidade dos escribas e fariseus. Pedem-lhe um sinal, uma prova, de que ele é quem manifesta com as suas palavras e as suas obras. É uma atitude irritante. Veem e não querem ver, ouvem e não querem ouvir. Jesus é claro na sua resposta “nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas”. Outros tiveram uma atitude diferente diante de pessoas menos importante do que Jesus.

meditar a palavra
Vejo-me tantas vezes diante do mistério da presença de Jesus na minha vida e na história dos homens e apesar disso, quantas vezes, exijo uma prova mais contundente, uma razão mais plausível para a creditar que Ele é mesmo quem pode mudar a minha vida. Esta incredulidade subtil que parece ser fé, este pedido malicioso que parece ser sinceridade, é reprovado por Jesus. Outros, com menos conhecimentos e tendo recebido menos dons, acreditam com mais determinação e não questionam com tanta violência como eu.

rezar a palavra
A tua vida escondida no silêncio e na escuridão da terra é o grande sinal da tua vitória sobre o mal, sobre a morte e a nossa incapacidade de acreditar. Que eu veja, Senhor, no mistério da tua morte e ressurreição, o grande sinal que abre caminhos de eternidade dentro de mim.

compromisso
Vou ser sinal de Cristo ressuscitado para todos os que encontrar no dia de hoje.