Bem-Sirá 17, 20-28

O Senhor permite que voltem para Ele os que se arrependem e reconforta aqueles que tinham perdido a esperança. Converte-te ao Senhor e abandona o pecado, ora na sua presença e atenua assim a tua ofensa. Volta-te para o Altíssimo e afasta-te da injustiça e detesta profundamente a iniquidade. Conhece a justiça e os juízos de Deus e permanece constante na oferenda e na oração ao Deus Altíssimo. Quem louvará o Altíssimo na morada dos mortos, em lugar dos vivos e de todos os que O glorificam? Anda na companhia do povo santo com aqueles que vivem e proclamam a glória de Deus. Não te detenhas no erro dos ímpios, louva o Senhor antes da tua morte; o morto, como se não existisse, deixa de O louvar. Louva o Senhor enquanto viveres, louva-O enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e glorifica-O pela sua misericórdia. Como é grande a misericórdia do Senhor e o seu perdão para os que a Ele se convertem!

Compreender a Palavra

Bem-Sirá exorta o povo à conversão, ao louvor e à oração. Viver não é apenas um estado antes de morrer é uma forma de existência diante de Deus. Os mortos não louvam o Senhor. Aquele que deixa de louvar o Senhor é como um morto sem coração, as suas mãos já não se elevam para Senhor e na sua boca já não há palavras. O convite à conversão é um desafio a viver. Arrepende-te, atenua a tua ofensa, afasta-te da injustiça, não te detenhas no caminho do ímpio, não percas a esperança volta para o Altíssimo, anda na companhia do povo santo, louva o Senhor antes da tua morte, não morras antes de tempo. É grande a misericórdia do Senhor.

Meditar a Palavra

As palavras de Bem-Sirá, são palavras de encorajamento. Aquele que se afasta do Senhor experimenta uma espécie de morte que o coloca na companhia dos ímpios, perdido e sem esperança. A palavra do Senhor levanta do chão os que andam prostrados e retira da morte os que habitam no lugar dos mortos. Escutar a voz do Senhor é fonte de esperança e caminho de perdão. Andam por este caminho aqueles que se arrependem, se afastam da injustiça e confiam na misericórdia do Senhor. Estes são os que louvam o Senhor.

Rezar a Palavra

Tantas vezes morro antes de morrer, Senhor. Tu ès a vida e a fonte da misericórdia, mas eu experimento em mim o pecado e a tua ausência instala-se em mim. Perco a esperança e já não tenho vontade de te louvar. Não que que isto me aconteça. Sei que não te louvar é já morrer e não levantar para ti as minhas mãos é cair no reino dos mortos. Derrama sobre mim a tua misericórdia porque estou arrependido.

Compromisso

Hoje é dia de reconhecer: Na minha meditação de hoje vou reconhecer os sinais de morte que permanecem em mim.

 


Evangelho: Mc 10, 17-27

Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ao ouvir estas palavras, o homem ficou abatido e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?». Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».

Compreender a Palavra

Para alcançar a vida eterna há um caminho que passa pelo cumprimento dos mandamentos e pelo seguimento de Jesus. Um homem traz este desejo dentro de si e questiona Jesus sobre o que precisa de fazer. Fica contente ao saber que já tinha percorrido uma boa parte desse caminho. A segunda parte, porém, parece-lhe exigente. Demasiado exigente. Ele quer ganhar e não perder. Apresenta-se diante de Jesus com as suas riquezas e Jesus propõe-lhe que primeiro perca para depois ganhar: “vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me”. As riquezas tornaram-se mais pesadas e mais importantes do que o desejo da vida eterna, mais importantes do que seguir Jesus.

Meditar a Palavra

Penso muitas vezes na minha vida como um lugar onde eu vou acumulando uma herança. A minha história, a minha família, os meus conhecimentos, o meu curso, o meu dinheiro, a minha casa, o meu projecto, o meu futuro. Tenho um grande património. No melhor de mim há um desejo de Deus, de fazer a sua vontade e até uma vontade de ser santo e alcançar a vida eterna. Sinto que, dentro de mim, tudo isto é sempre a somar. Mais bens, mais vida, mais Deus, mais vida eterna. Tudo o que tenho é importante para mim e não quero perder nada. Chega sempre o momento em que Jesus me diz: “queres seguir-me? Queres alcançar a vida eterna? Abre a tua mão e dá-me”. Aqui as coisas complicam-se porque não sei o que dar, porque não quero perder nada. Quero é que Jesus me dê mais ainda. Mais vida, mais saúde, mais juventude, mais alegrias. Não percebo que tudo o que tenho me impede de caminhar para poder ser o que é necessário ser para alcançar a vida eterna. E, a única coisa necessária para alcançar a vida eterna é, deixar tudo e seguir Jesus.

Rezar a palavra

O teu olhar em mim, Senhor. Como fizeste àquele homem, como fizeste aos discípulos, fita em mim o teu olhar e deixa-o bem gravado em mim para que compreenda o justo valor de todas as coisas na comparação contigo. Tu és a minha riqueza, o meu tesouro, a minha herança. Nada mais quero desde que te tenha a ti e possa seguir-te, seguir teus passos, na cruz de cada dia, na renúncia de cada momento, na incerteza do dia a dia. Dá-me essa coragem, Senhor.

Compromisso

Que riquezas estão a impedir-me de seguir Jesus? Não está na hora de renunciar a elas, reconhecendo em Jesus um valor mais alto?