EVANGELHO Jo 12, 1-11

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-Lhe lá um jantar: Marta andava a servir e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos; e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo. Disse então Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que havia de entregar Jesus: «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?» Disse isto, não porque se importava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, tirava o que nela se lançava. Jesus respondeu-lhe: «Deixa-a em paz: ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis». Soube então grande número de judeus que Jesus Se encontrava ali e vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Entretanto, os príncipes dos sacerdotes resolveram matar também Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.

Compreender a Palavra

Jesus é apresentado no contexto de uma família muito especial. Ele vai a Betânia a casa de Lázaro que ele ressuscitou dos mortos. Sua irmã Marta servia e a irmã Maria veio com um vaso de perfume e lavou os pés a Jesus enxugando-os com os cabelos. Esta refeição é muito especial. Acontece na casa de uma família que tem amizade por Jesus e tem como objetivo agradecer o gesto de Jesus ao ressuscitar Lázaro. É interessante verificar que Lázaro não fala, e está na sombra de Jesus. Ele ressuscitou mas as pessoas acreditam em Jesus e procuram-no e não a Lázaro. As autoridades, por seu lado ligam Lázaro com Jesus e decretam a necessidade de matar também Lázaro. Aquela comida tornou-se assim um lugar onde lutam as forças do bem e do mal. Os amigos de Jesus querem homenageá-lo, as multidões acreditam e querem vê-lo. As autoridades querem matá-lo e Judas mostra cada vez mais o seu egoísmo e desacordo com Jesus.

Meditar a Palavra

Cada vez mais sou desafiado a definir de que lado estou. Estou com Jesus, deixando-o entrar em minha casa, servindo-o à minha mesa e lavando-lhe os pés com o perfume da caridade? Ou, pelo contrário, sou um egoísta incorrigível que só ando com Jesus na mira dos meus interesses próprios e pouco ou nada preocupado com os interesses de Jesus? Quero o que Deus quer ou estou contra o seu projeto de salvação? Sou um curioso que vem para ver ou, pior ainda, sou um adversário que só pensa em dar a morte a Jesus? Todo aquele que se liga a Jesus pelo amor atrai a inimizade do mundo que não aceita Jesus.

Rezar a Palavra

Senhor Jesus, quero acolher-te na minha casa, sentar-te à minha mesa e partilhar contigo do meu pão. Quero encher a minha casa com o perfume da caridade que deixa admirados todos os que habitam no meu coração. Quero seguir-te no desafio da morte que muitos te querem infligir e quero vencer o medo pelo mundo que não te quer nem quer que estejas presentes nos acontecimentos de cada dia.

Compromisso

Quero realizar gestos de amor (caridade) para com os irmãos, vendo neles o rosto de Jesus meu salvador.