Genesis 49, 2.8-10 
Naqueles dias, Jacob chamou os seus filhos e disse-lhes: «Reuni-vos e escutai, filhos de Jacob. Escutai Israel, vosso pai. Judá, os teus irmãos hão de louvar-te, a tua mão pesará sobre a cabeça dos teus inimigos e os filhos de teu pai hão de inclinar- se diante de ti. Judá, tu és um leão novo: voltaste, meu filho, com a tua presa. Ele dobra o joelho e deita-se como o leão, ou como a leoa: quem o fará levantar-se? O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comando de entre os seus pés, até que venha Aquele a quem pertence e a quem os povos hão de obedecer».

Compreender a Palavra
Às portas da morte, Jacob reúne os seus filhos para os abençoar e, nas suas palavras de bênção a cada filho, tem especial atenção a Judá. Jacob é aquele a quem os irmãos hão de louvar e diante de quem todos se inclinarão. Ele é o “leão novo”, tem o cetro, o bastão de comando que não lhe será tirado “até que venha Aquele a quem pertence e a quem os povos hão de obedecer”. Há aqui uma clara predileção que se refere mais ao que está para acontecer, diz respeito Àquele que há de vir mais do que à pessoa concreta do filho que está diante dele.

Meditar a Palavra
Neste dia inicia-se a preparação próxima do Natal e os textos bíblicos aprofundam a ideia da vinda de Jesus Salvador. Lá longe, no livro do Génesis, no tempo dos patriarcas, em concreto no tempo de Jacob, pai deste povo, encontra-se a bênção de Judá, de cuja tribo nascerá Jesus. Ele é abençoado como o leão novo que tem o cetro, o bastão de comando e seus irmãos se inclinarão diante dele. Estas referências dizem já respeito àquele que virá como seu descendente, porque é a esse que pertence o cetro e a ele os povos hão de obedecer. Esse é Jesus, o leão de Judá, que tem nas mãos o poder de julgar e diante de quem se dobrarão todos os joelhos e todos os povos o servirão.

Rezar a Palavra
Diante de ti o meu coração se prostra. De rosto por terra reconheço o teu poder. Sem me atrever a olhar para ti reconheço a minha fraqueza e o meu pecado, a tua santidade e o poder da tua graça. Tu és o leão de Judá, tu tens o cetro da misericórdia, tu alcanças o meu coração humilhado e contrito e renovas em mim a alegria da tua salvação.

Compromisso
Ajoelhar é reconhecer o poder misericordioso daquele que tem na mão o cetro da justiça e o bastão da misericórdia.


Evangelho: Mt 1, 1-17
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações.

Compreender a Palavra
Estamos no Evangelho de Mateus e hoje somos contemplados com um texto que, há primeira vista, parece não ter nada de interessante. Vejamos: Mateus apresenta-nos a genealogia de Jesus. São nomes atrás de nomes. Mas esta sequência mostra-nos que o Filho de Deus entra na história como lugar onde Deus salva os homens, pessoas concretas. Esta genealogia está construída com nomes que identificam pessoas, que se esforçaram por corresponder ao projecto de salvação de Deus. Por elas passou de geração para geração a promessa de Deus realizada em Jesus. Estas pessoas, apesar de serem pecadoras como todos os homens, foram instrumentos de Deus para construir a esperança na fidelidade de Deus.

Meditar a Palavra
A verdade de Deus que vem até nós para nos salvar passa também por mim. A Boa Nova atravessou gerações de homens e mulheres que se identificaram com a novidade trazida por Cristo e comunicaram-na a outros. Eu recebi gratuitamente o dom da fé e sou agora responsável por transmiti-la. A Palavra corre o risco de se perder para sempre no esquecimento se eu e todos como eu, guardarmos a palavra só para nós. Aquele Jesus que nasceu de Maria continua a servir-se de homens pecadores como eu para ser conhecido e amado.

Rezar a Palavra
Faz-me compreender, Senhor, que por mim passa a responsabilidade de comunicar a todos os homens a tua palavra salvadora. Que a minha fragilidade não seja obstáculo para que outros Te conheçam e te amem.

Compromisso
Hoje quero preocupar-me pela salvação dos outros e se puder vou transmitir a outros o meu testemunho de fé.