Daniel 10, 2a, 5-6.12-14ab 

Naqueles dias, ergui os olhos e vi um homem vestido de linho, com um cinturão de ouro puro. O seu corpo era semelhante ao topázio e o rosto tinha o fulgor do relâmpago; os olhos eram como fachos ardentes, os braços e as pernas eram brilhantes como o bronze polido e o som das suas palavras era como o rumor duma multidão. Ele disse-me: «Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração para compreender e te humilhaste diante do teu Deus, as tuas palavras foram ouvidas. É por causa das tuas palavras que eu venho. O chefe do reino da Pérsia resistiu-me durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos chefes principais, veio em meu auxílio. Eu estive lá, a fazer frente ao chefe dos reis da Pérsia, e vim para te explicar o que vai suceder ao teu povo, no fim dos tempos». 

Compreender a Palavra

No contexto apocalíptico, Daniel é visita por um anjo que lhe revela o mistério do futuro. Os reis da Pérsia não podem resistir ao anjo que protege o povo do Senhor, o resto de Israel que permanece fiel ao Senhor. Esta intervenção vem na sequência das palavras de Daniel que suplicou ao Senhor e lhe entregou o coração “aplicaste o teu coração para compreender e te humilhaste diante do teu Deus, as tuas palavras foram ouvidas”

Meditar a Palavra

A linguagem apocalíptica em usado no livro de Daniel mistura símbolos e revelações muito pouco usadas por nós e cujo sentido é necessário conhecer. Ao celebrar o dia do Anjo de Portugal, percebemos, mais do que a existência de seres espirituais que servem a Deus e intervêm na vida dos homens, a certeza de que Deus escuta a nossa oração e acolhe o nosso coração humilhado. Perante a força das armas e o poder do exército dos reis da Pérsia, Daniel recorre ao poder da oração. Humilhou-se diante de Deus e suplicou e a sua oração foi atendido. Um anjo foi enviado para travar os reis da Pérsia e salvar o povo do Senhor.

Rezar a Palavra

Trava com o teu poder, Senhor, a força dos reis que dominam dentro de mim e não me deixam a paz que preciso para ver a tua presença salvadora na minha vida. Acolhe e ensina o meu coração humilhado e contrito e restitui-me a alegria da tua salvação.

Compromisso

Vou à presença de Deus de coração humilhado para aprender dele a confiança.