Leitura I (anos pares) Tg 3, 1-10
Meus irmãos: Não queirais ser todos mestres, pois sabeis que estamos sujeitos a sentença mais severa, porque todos nós caímos em muitas faltas. Aquele que não peca nas palavras é realmente um homem perfeito, capaz de dominar todo o corpo. Se pusermos um freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, podemos dirigir todo o seu corpo. Vede também os navios: embora sejam de grande envergadura e impelidos por ventos impetuosos, são manobrados por um pequeno leme, ao sabor da vontade do piloto. Assim também é a língua: não passa de um pequeno membro; contudo, pode gloriar-se de grandes coisas. Vede como uma pequena faúlha incendeia uma grande floresta. Também a língua é fogo, um mundo de maldade. A língua, que é um dos nossos membros, contamina o corpo inteiro e abrasa toda a nossa existência com o seu fogo infernal. Os animais ferozes, as aves, os répteis e os animais marinhos podem ser e têm sido dominados pela raça humana; mas a língua, ninguém a pode dominar. Flagelo sem repouso, está cheia de um veneno que mata. Com ela bendizemos o Senhor, nosso Pai e com ela amaldiçoamos os homens, criados à imagem de Deus. Da mesma boca saem a bênção e a maldição. Isto, meus irmãos, não devia ser assim.
compreender a palavra
O apóstolo volta de novo a chamar a atenção para o mal que as palavras podem fazer. Aquele que se arma em mestre pode cair em grande pecado. A língua, sendo o órgão mais pequeno, tem o poder de incendiar uma floresta com a sua maldade. É capaz de contaminar o corpo todo porque está cheia de veneno. Se não dominarmos a língua ela domina-nos a nós e faz grandes estragos. Tiago convida a refrear a língua como se faz com os animais. De facto, parece, diz o apóstolo, mais fácil dominar os animais selvagens do que dominar a língua de uma pessoa. Dela sai a bênção e a maldição.
meditar a palavra
As palavras de Tiago servem muito bem para uma boa reflexão sobre as nossas palavras. Como uso esta faculdade que Deus me deu de comunicar através da fala? Sou daqueles que se armam em mestres e envenenam tudo com o erro e a mentira? Sou destravado e digo o que me vem à cabeça sem pensar nas consequências? Levanto falsos testemunhos que depois não consigo apagar? Ao ouvir o apóstolo devo sentir a responsabilidade de dominar a minha língua para não me transformar num incendiário que põe tudo a arder.
rezar a palavra
Põe a tua mão sobre a minha boca e domina a porta dos meus lábios, Senhor. Sabes que sou de fácil palavra. Não tenho travão na minha língua e sei quanto mal já fiz por falar de mais, por não saber dominar a minha língua. Guarda a minha boca da palavra mentirosa, do erro, do engano e da maldade. Ensina-me as palavras que edificam o outro na fé e na confiança.
compromisso
Rezo para que a minha boca se habitua a abençoar.
EVANGELHO Mc 9, 2-13
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas discutiam entre si o que seria ressuscitar dos mortos. E perguntaram a Jesus: «Porque dizem os escribas que primeiro tem de vir Elias?» Jesus respondeu-lhes: «É certo que Elias vem primeiro para restaurar todas as coisas. Mas então como é que está escrito, a respeito do Filho do homem, que tem de sofrer muito e ser desprezado? Pois bem. Eu vos digo que Elias já veio; e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como está escrito a respeito dele».
compreender a palavra
O texto, conhecido como a transfiguração de Jesus, mostra Jesus com Moisés e Elias, numa epifania (manifestação) divina. As vestes resplandecentes mostram a proximidade de Deus e a participação de Jesus nessa divindade. Aparecem Moisés e Elias, a falar com Jesus, como sinal do cumprimento da lei e dos profetas no Messias Filho de Deus. A nuvem recorda o Sinai e a manifestação ali acontecida com Moisés. Pedro compreende que ali se inicia o final dos tempos e quer permanecer ali para sempre, por isso, propõe a construção de três tendas. A sua proposta não tem cabimento, aqueles que falam com Jesus habitam no céu e não precisam de tendas terrenas. Jesus ainda tem que subir a Jerusalém e morrer para depois ressuscitar, não pode permanecer ali numa tenda. Aquela visão é cortada pela voz que centra os discípulos em Jesus, o Filho amado, a Palavra do Pai. Ao descer do monte Jesus pede silêncio sobre o sucedido e marca um tempo, até que ele ressuscite. Esta palavra provoca a pergunta dos discípulos sobre a vinda de Elias.
meditar a palavra
Perante a pessoa de Jesus é necessário vencer as limitações do olhar terreno e das construções mundanas. Não se pode ficar a projetar tendas quando o que está em causa é a promessa de Deus. Não se pode ficar a olhar para Moisés e para Elias quando é necessário subir a Jerusalém. Não se pode questionar a vinda de Elias quando está em jogo a partida do Messias através da morte e ressurreição. Centrar a atenção em Jesus parece ser a mensagem deste acontecimento. Olhai para Jesus, vede nele o filho de Deus, o Messias. Vede que nele se cumpre toda a lei e os profetas. Compreendei que nele se realiza o fim dos tempos em que habitaremos numa tenda definitiva e eterna. Como Pedro ficamos muitas vezes tão alucinados, extasiados pelo entusiasmo que perdemos a noção das distâncias que nos separam da promessa de Deus que salva em Jesus. A transfiguração fala dessa necessidade de escutar mais Jesus para compreender o caminho que ainda falta percorrer até à cruz, até à ressurreição.
rezar a palavra
Quero ser a tenda que te abriga, Senhor, neste caminho para Jerusalém e quero abrigar-me à sombra das tuas palavras que dão cumprimento a lei e aos profetas. Quero seguir contigo, subir ao monte para o encontro com Deus e descer ao encontro dos homens. Quero subir a Jerusalém e à cruz, descer contigo na morte para subir contigo na ressurreição.
compromisso
Vou colocar o olhar em Jesus e os pés no caminho para o seguir.