Virgem e doutora da Igreja
Festa

Catarina nasceu em Sena, no ano 1347. Movida pelo desejo de perfeição, entrou na Ordem Terceira de S. Domingos quando era ainda adolescente. Inflamada no amor de Deus e do próximo, trabalhou incansavelmente pela paz e concórdia entre as cidades, pelo regresso do Pontífice Romano à sua cidade de Roma e pelo restabelecimento da unidade da Igreja. Escreveu excelentes obras de doutrina espiritual. Morreu no ano 1380.

LEITURA I 1Jo 1, 5 — 2, 2
Caríssimos: Esta é a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos: Deus é luz e n’Ele não há trevas. Se dissermos que estamos em comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas se caminharmos na luz, como Ele vive na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho, purifica-nos de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a maldade. Se dissermos que não pecamos, fazemos d’Ele um mentiroso e a sua palavra não está em nós. Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.

compreender a palavra
João escreve a partir da dicotomia luz – trevas. Deus é Luz e o que não é Deus é trevas. Quem está em Deus vive na Luz quem não está em Deus vive nas trevas. As trevas são a mentira, o pecado e o engano. A luz é a verdade, a palavra, a confissão do pecado e a comunhão. Quem vive nas trevas não está em comunhão e não reconhece os seus pecados. Quem vive em Deus, vive na luz, conhece a palavra e acolhe-a, reconhece os seus pecados e está em comunhão com Deus e com os irmãos. Tudo o que é contrário a isto é engano. A verdade liberta, por isso quem reconhece a verdade não tem medo porque encontra em Cristo um advogado.

meditar a palavra
Pelas palavras de João somos convidados a ir confiantes à presença de Deus, a deixar que a luz de Deus se projete em nós e revele o pecado que nos habita e a fazer desaparecer distância que, por causa desse pecado, se cavou entre nós e Deus e entre nós e os irmãos. O pecado engana e faz-nos crer que vivemos na verdade, mas a luz revela a verdade. Não queremos enganar-nos a nós mesmos, por isso, confiamos na verdade que a palavra revela em nós e reconhecemos os nossos pecados, certos de que somos perdoados no Sangue de Cristo que nos coloca de novo em comunhão com o Pai e com os irmãos.

rezar a palavra
Que a tua palavra, Senhor, seja a luz dos meus caminhos, para reconhecer o meu pecado e me deixar conduzir para a conversão. Ensina-me, Senhor a reconhecer o que sou para que, sem medo, me aproxime de ti e dos irmãos, à luz da misericórdia que manifestaste no sangue de Cristo derramado por todos os homens.

compromisso
Vou confiar ao Senhor a verdade da minha vida e pedir perdão pelas trevas que ainda há em mim.

EVANGELHO Mt 11, 25-30
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

compreender a palavra
Comovido, Jesus eleva a sua voz para o Pai dando a conhecer que Deus se revela ao simples e não aos sábios. A revelação de Deus é esta unidade entre o Pai e o Filho. Os dois são um só e quem conhece um conhece o outro. Só Deus pode revelar esta verdade. Em Cristo, todos os que buscam podem descansar. Vinde a mim vós que estais cansados de buscar e não encontrais, os que andais angustiados com o sentido da vida e a existência de Deus e encontrareis alívio. A verdade revelada por Cristo dá o descanso à alma.

meditar a palavra
Buscador de Deus, o meu coração anda inquieto enquanto não encontrar a verdade, o sentido, a razão e o porquê de todas as coisas, da existência, do homem, do mundo, de Deus. Cansado e angustiado por não encontrar, desiludido por não poder entender, revoltado por não conseguir ver, escuto a voz de Jesus a dizer-me “esconde-se aos sábios e revela-se aos pequeninos”. Paro para pensar e consigo alcançar o que me quer dizer. Revelação não é conquista é dom de Deus na unidade do Pai e do Filho. Então. vejo sem ver, entendo sem entender, aceito e continuo a minha busca, mas em Jesus. Porque nele descanso, nele encontro repouso, nele está a resposta, sempre buscada em mais desejo, em mais profundidade.

rezar a palavra
Quem procura encontra, dizes-me tu Senhor. Eu procuro, tu sabes. Procuro por toda a parte, por todos os meios, de muitas maneiras e em muitos caminhos. Procuro-te, mas na tentativa de te encontrar por mim mesmo, pelas minhas capacidades, com os meus critérios, com a minha inteligência. Tu dizes-me que a verdade se esconde aos sábios. Eu entendo e quero buscá-la em ti, por ti, contigo, porque sem ti nada poderei encontrar. Sem ti o peso da vida torna-se insuportável e a busca transforma-se na angústia de quem se sente perdido. Faz-me descansar em ti para te encontrar em mim.

compromisso
Em Jesus encontro o descanso para a minha alma que busca Deus incansavelmente.