LEITURA I 1 Cor 1, 1-9

Irmãos: Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam, em qualquer lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco. Dou graças a Deus, em todo o tempo, a vosso respeito, pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento; e deste modo, tornou-se firme em vós o testemunho de Cristo. De facto, já não vos falta nenhum dom da graça, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele vos tornará firmes até ao fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Compreender a Palavra

Os coríntios são uma verdadeira comunidade cristã, são a Igreja presente naquele lugar. Paulo reconhece isso e reconhece que esta comunidade recebeu todas as graças necessárias para viver firmes em Cristo a espera do dia do Senhor. Enriquecidos pela palavra e pelo conhecimento sabem que Deus é fiel para com os que foram santificados em Cristo.

Meditar a Palavra

A Igreja de Cristo edifica-se em todo o lugar graças ao batismo e à palavra que santifica e chama à santidade os que invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. A vida comunitária torna-se o lugar onde todos recebem as graças necessárias para viver o tempo de espera do Senhor sem vacilar, firmes na fé. Também nós, como membros da Igreja pelo batismo, somos chamados a permanecer firmes, enquanto aguardamos a vinda do Senhor, unidos na comunhão da mesma fé porque fomos santificados em Cristo e invocamos o seu nome.

Rezar a Palavra

Santificaste-me. Senhor pelo batismo e chamaste me à santidade. Este chamamento que se renova em cada dia mantem em mim a certeza de que me concedes as graças necessárias para aguardar em esperança a tua vinda. Que o meu olhar se fixe neste mistério de graça com que me preenches em abundância para não desanimar nas dificuldades da espera.

Compromisso

Renovo com firmeza a minha esperança em Cristo.


Evangelho: Mt 24, 42-51
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua casa, para lhe dar o alimento em tempo oportuno? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar procedendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas se o servo for mau e disser consigo: ‘O meu senhor demora-se’, e começar a espancar os companheiros e a comer e beber com os ébrios, quando o senhor daquele servo chegar, em dia que ele não espera e à hora que ele não pensa, expulsá-lo-á e lhe dará a sorte dos hipócritas. Aí haverá choro e ranger de dentes».

Compreender a Palavra
Jesus apresenta muitas advertências sobre a necessidade de estar vigilantes, atentos, preparados, porque não sabemos o dia nem a hora. Este tema é recorrente. No texto de hoje, fala-se dos que estão à frente da sua casa, os responsáveis pelas comunidades, mas pode aplicar-se à vida de cada um. Podemos exercer as nossas funções e viver a nossa vida como homens prudentes que sabem da responsabilidade de prestar contas ao Senhor ou viver como insensatos que se julgam donos de tudo esquecendo que o Senhor vem. A sorte dos sensatos é a felicidade: “Feliz o servo que o Senhor encontrar procedendo assim”. A sorte dos insensatos é a dos hipócritas: “expulsá-lo-á”.

Meditar a Palavra
Sinto o grito do Senhor que me chama a viver a responsabilidade diante da vida. O Senhor virá e eu serei chamado a prestar-lhe contas de tudo o que me confiou. Não posso deixar-me dormir e muito menos ultrapassar os limites da sensatez vivendo como senhor de mim mesmo e dos meus irmãos, devassando os bens do Senhor depositados nas minhas mãos para o bem de todos. O aviso do Senhor é sério e está em causa o meu lugar junto dele. Preciso de estar atento e vigilante para não me deixar vencer pelo mal que me faz cair na insensatez.

Rezar a Palavra
Senhor Jesus faz-me ouvir o teu grito de alerta para que a minha vida não caia na hipocrisia nem me desleixe nos meus compromissos para contigo e para com os irmãos. Mostra-me o caminho da felicidade que brota da fidelidade à missão que me confiaste. Ensina-me a agir com verdade e justiça para que todos recebam os dons que lhes ofereces através do meu trabalho.

Compromisso
Quero viver do trabalho digno das minhas mãos e assistir os meus irmãos nas suas dificuldades.