EVANGELHO Lc 7, 24-30
Quando os mensageiros de João Baptista se retiraram, Jesus começou a falar dele à multidão: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem com luxo e vivem regaladamente encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais do que profeta. É aquele de quem está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de ti’. Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas o mais pequeno no reino de Deus é maior do que ele». Todo o povo que O escutou, incluindo os publicanos, proclamaram a justiça de Deus, recebendo o baptismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, que não quiseram receber o baptismo, anularam para si próprios o desígnio de Deus.

Compreender a Palavra
Lucas apresenta Jesus a falar à multidão depois dos discípulos de João se terem retirado. Jesus fala de João Baptista e interroga o povo sobre o que viu neste profeta. As perguntas de Jesus não esperam resposta pois dá-se por sabida. Fostes ver uma cana agitada pelo vento? Claro que não. João era um homem de ideias firmes, convencido do que anunciava, não mudava de ideias como o vento. Herodes, sim, mudava de acordo com as circunstâncias. Fostes ver um homem vestido com roupas finas? Não. Esses que assim vestem estão no palácio com Herodes. Fostes ver um profeta. Jesus coloca-se do lado de João, defendendo o povo e desmascarando a classe política e o poder que usa a lei para oprimir o povo. João foi vítima destes poderosos e Jesus segue o mesmo caminho. Na parte final do texto, Lucas mostra que todos acorriam e davam glória a Deus excepto os fariseus e os doutores da lei.

Meditar a Palavra
Sou hoje confrontado com a possibilidade de pactuar com os poderes instalados e mudar a minha opinião de acordo com os interesses dos mais fortes ou de acordo com os meus interesses. Denunciar o mal é a primeira característica do verdadeiro profeta. Aquele que não denuncia a mentira, a injustiça, a opressão, não está no caminho do reino. Quem quer entrar no reino não pode pactuar com os poderes deste mundo. É isto que Jesus me propõe.

Rezar a Palavra
Trocar a verdade pelo apoio dos poderosos e a justiça por roupas finas, pode ser agradável mas não é o caminho que me propões, Senhor. Tu próprio sabes como termina aquele que se coloca do lado dos pobres, dos fracos e dos pecadores. O mundo não entende a posição de quem não luta pelo poder. O mundo não aceita aqueles que seguem o caminho da humildade. Ensina-me Senhor a ser suficientemente forte para não ceder perante a perseguição por causa da justiça.

Compromisso
Quero deixar tudo para que vença no mundo a verdade e a justiça.