Santos Timóteo e Tito, bispos
Memória
Timóteo e Tito, bispos, discípulos e colaboradores do apóstolo Paulo, presidiram às Igrejas de Éfeso e de Creta, respetivamente. A eles foram dirigidas as Epístolas chamadas «Pastorais», que contêm admiráveis recomendações para a formação dos pastores e dos fiéis da Igreja.

Leitura I Heb 10, 19-25

Tendo nós plena confiança de entrar no santuário por meio do sangue de Jesus, por este caminho novo e vivo que Ele nos inaugurou através do véu, isto é, o caminho da sua carne, e tendo tão grande sacerdote à frente da casa de Deus, aproximemo-nos de coração sincero, na plenitude da fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado na água pura. Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel. Velemos uns pelos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, sem abandonarmos a nossa assembleia, como é costume de alguns, mas exortando-nos mutuamente, tanto mais quanto vedes que se aproxima o dia do Senhor.

compreender a palavra
Cristo abriu para nós um caminho novo, por isso podemos caminhar confiantes de entrar no santuário porque ele, que abriu o caminho, é o sacerdote que nos acolhe. Purificados pelo seu sangue, lavados nas águas do batismo, podemos aproximar-nos de coração sincero. Enquanto caminhamos somos chamados a estimular-nos mutuamente à caridade para que ninguém fique pelo caminho a fim de celebrarmos todos o dia do Senhor que se aproxima.

meditar a palavra
Anima-nos a esperança naquele que nos prometeu entrar na casa do Pai e sentar-nos à sua mesa no banquete do Reino. Jesus, autor da promessa, abriu para nós o caminho seguro para entrarmos e habitarmos no santuário celeste onde ele já se encontra como sacerdote da casa de Deus. A nossa confiança, tem na fidelidade de Deus a certeza de que não seremos defraudados. Na mesma confiança somos chamados a animar-nos uns aos outros no esforço de chegar confiantes ao dia sem ocaso.

rezar a palavra
O teu dia aproxima-se, Senhor, esse dia sem ocaso em que viveremos contigo para sempre na casa do Pai, no santuário celeste. Dá-nos a confiança para nos estimularmos uns aos outros enquanto caminhamos e podermos celebrar eternamente a tua misericórdia na qual somos lavados, purificados e tornados fiéis.

compromisso
Animo-me na esperança de ser para muitos o estímulo para o grande encontro com o Senhor.

Evangelho Mc 4, 21-25

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Quem traz uma lâmpada para a pôr debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não se traz para ser posta no candelabro? Porque nada há escondido que não venha a descobrir-se, nem oculto que não apareça à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça». Disse-lhes também: «Prestai atenção ao que ouvis: Com a medida com que medirdes vos será medido e ainda vos será acrescentado. Pois àquele que tem dar-se-lhe-á, mas àquele que não tem até o que tem lhe será tirado».

compreender a palavra
Jesus tece uma série de considerandos que têm a ver com a vida dos seus discípulos. Estes devem estar atentos para não incorrerem na sua própria desgraça. De facto, a Palavra de Deus é para ser proclamada e não escondida. O discípulo iluminado pela Palavra deve testemunhá-la na sua vida. Aquele que se esconde fica sempre mal porque a verdade será sempre descoberta. O discípulo de Jesus não usa outra medida que a do seu mestre. A medida do mestre é o amor. Quem usar outra medida sujeita-se a ser medido com essa mesma medida.

meditar a palavra
Vale a pena questionarmo-nos a nós mesmos sobre o que fazemos à Palavra de Deus que nos é dada em tanta abundância. Também podemos perguntar-nos se, em algumas circunstâncias, não preferimos ficar escondidos em vez de aparecer como discípulos de Jesus. Por outro lado, não estaremos a usar medidas demasiado pequenas para os outros e a querer que Jesus use a medida do amor sem restrições para connosco? Finalmente, não estaremos nós de mãos vazias (ou seja, sem obras a apresentar a Jesus como resposta à sua palavra) e convencidos que temos as mãos cheias?

rezar a palavra
Venho, Senhor, à tua presença de mãos vazias. Sei que por mim nada posso esperar, mas se a tua luz brilha em mim, então, todos serão iluminados. Ensina-me a medida do amor para que possa medir no mesmo amor os meus irmãos, sabendo que a mesma medida será usada para mim.

compromisso
Questiono a minha maneira de medir os outros.