Leitura I    Jz 13, 2-7.24-25a 

Naqueles dias, vivia em Soreá um homem da tribo de Dã, chamado Manoé, cuja mulher, sendo estéril, não tinha filhos. O Anjo do Senhor apareceu a essa mulher e disse-lhe: «És estéril e sem filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. Agora tem cuidado: não bebas vinho nem outra bebida alcoólica, nem comas nada impuro, porque vais conceber e dar à luz um filho. A navalha não tocará na sua cabeça, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus». A mulher foi dizer ao marido: «Veio ter comigo um homem de Deus. Tinha o aspeto de um Anjo do Senhor, cheio de majestade. Não lhe perguntei donde vinha, nem ele me revelou o seu nome. Mas disse-me: «Conceberás e darás à luz um filho. Agora não bebas vinho nem outra bebida alcoólica e não comas nada impuro, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno até ao dia da sua morte». A mulher deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor abençoou-o. 

compreender a palavra
A liturgia vai buscar a referência milagrosa do nascimento de Sansão para compaginar com a descrição do nascimento de João Batista por causa das semelhanças entre estes dois casos. Efetivamente lê-se na liturgia deste dia o evangelho de Lucas que refere o aparecimento do anjo do Senhor a Zacarias. Temos diante de nós uma mulher desposada com um homem da tribo de Dã, que vivia em Soriá, chamado Manoé. A sua mulher era estéril, como Isabel esposa de Zacarias. Apareceu-lhe o Anjo do Senhor. O desafio lançado pelo Anjo é o de acreditar que a Deus nada é impossível, por isso revela, “És estéril, mas conceberás e darás à luz um filho”. A mulher vai alegre para casa e revela ao marido o que se passou e as obrigações impostas porque “o menino será consagrado a Deus”. O nascimento de Sansão torna-se anúncio do nascimento de João Batista. O Anjo não tem nome, a mulher é estéril, a proibição de beber bebidas alcoólicas e comer coisas impuras, a consagração ao Senhor, são semelhanças entre os dois casos.

meditar a palavra
A intervenção de Deus na vida de uma família é muito habitual na Sagrada Escritura. Deus intervém, escolhe um membro da família, retira-o do contexto familiar e concede-lhe uma missão em favor dos outros, para a libertação do seu povo. O escolhido, fará aquilo que nenhum outro foi capaz de fazer porque o Senhor está com ele. O que é impossível aos homens é possível a Deus. A mulher estéril dará à luz um filho, a virgem dará à luz um filho. Este filho será consagrado ao Senhor. Há aqui uma intervenção e uma escolha divinas desde o seio materno. Esta palavra faz-nos reconhecer que a ação de Deus pode acontecer em qualquer momento da nossa vida, mesmo quando ela nos parece demasiado estéril, pobre, vazia e desinteressante. Nos momentos mais áridos aparece o Senhor que escolhe o que é pobre aos olhos dos homens para manifestar o seu poder. O poder de Deus é o amor que faz possível os impossíveis e faz surgir a vida onde ela parece não estar.

rezar a palavra
Estéril, Senhor! Como me sinto estéril diante da verdade interior que me assiste todos os dias. A pobreza espiritual, a força do pecado, o vazio da fé, o peso da vida gasta, fazem-me crer que não tenho mais nada para dar. Mas tu és o Senhor das surpresas e arrebatas o meu coração para experiências sempre novas de encontros com a tua graça e fazes-me experimentar a força do teu amor que me renova e pões-me ao serviço do teu projeto de salvação para os homens. Faz-me acreditar que é possível, Senhor.

compromisso
Deixar Deus agir em mim é mais importante do que ficar a lamentar as minhas limitações.


Evangelho     Lc 1, 5-25

Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor». Zacarias disse ao Anjo: «Como hei de saber que é assim, se eu estou velho e a minha esposa de idade avançada?». O Anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel, que assisto na presença de Deus e fui enviado para te anunciar esta boa nova. Mas tu vais guardar silêncio, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto aconteça, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão a seu tempo. Entretanto, o povo esperava por Zacarias e admirava-se por ele se demorar no Santuário. Quando ele saiu, não lhes podia falar e então compreenderam que tinha tido uma visão no Santuário. Ele fazia-lhes sinais e continuava mudo. Ao terminarem os seus dias de serviço, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, Isabel, sua esposa, concebeu e permaneceu oculta durante cinco meses, dizendo: «Assim procedeu o Senhor para comigo nos dias em que Se dignou livrar-me desta desonra diante dos homens».

compreender a palavra
O texto trata exclusivamente do nascimento de João Baptista e das circunstâncias que envolveram este acontecimento. O nascimento de João está intimamente ligado com o de Jesus e os elementos que o compõem são praticamente os mesmos. Isabel é estéril enquanto Maria é virgem, o anjo aparece a Zacarias e não a Isabel, mas trata-se do mesmo anjo, Gabriel. O anjo começa por dizer “não temas” e anuncia a mensagem do nascimento. Zacarias coloca ao anjo uma dificuldade tal como Maria. É indicado pelo anjo o nome de João tal como acontece com Jesus. É curioso o facto de este acontecimento ser claramente o anúncio da chegada da salvação para o povo, porque João é o que vai à frente do Senhor e será alegria para Zacarias e para muitos. Mas este menino que traz a alegria e irá à frente do Senhor nasce numa família marginalizada por causa da esterilidade da mãe. A salvação chega aos pobres, aos humildes, aos marginalizados e desprezados com a colaboração dos mesmos pobres e marginalizados. Deus age através destes que parecem não ter condições para realizar a salvação. Assim se vê que a salvação acontece pelo poder de Deus e não pelas mãos dos homens.

meditar a palavra
O nascimento de João desperta em mim a consciência de que Deus quer salvar-me e para o fazer recorre a todas as possibilidades da minha história. Deus não me salva de fora, à margem da minha vida, mas em mim, participando da minha história, dos meus problemas, dúvidas e anseios. Ele participa da minha pequenez e da minha pobreza e desde dentro exerce a ação salvífica que necessito. A minha pobreza, as minhas incapacidades e os meus pecados não são impedimento para que Deus me salve. Ele ultrapassa até a minha falta de fé. Deus quer salvar-me e serve-se de tudo para criar em mim o espaço de liberdade que eu necessito para poder dizer sim. Um sim, meu, livre, espontâneo, mas o sim necessário para que possa ter efeito a ação de Deus.

rezar a palavra
Tu fazes que o silêncio aconteça em mim, Senhor, para que se calem todas as vozes interiores e exteriores que me impedem de perceber a tua vontade. No silêncio que despertas em mim, posso ouvir a força da salvação que me ofereces, posso experimentar como a minha história se torna lugar de encontro contigo e com o teu amor salvífico. No silêncio perco o medo de estar contigo e de aceitar a tua proposta de apenas confiar em ti e pronunciar o sim necessário para que aconteça a minha salvação que tanto desejas. Obrigado, Senhor, por essa oferta de silêncio que me fazes nestes dias que antecedem o Natal.

compromisso
Vou aceitar que o meu ser se transforme em silêncio de Deus para me encontrar com Ele.