Leitura I Is 54, 1-10 

«Alegra-te, ó estéril, que não tiveste filhos, solta brados de alegria e de júbilo, tu que não sentistes as dores da maternidade. Porque são mais numerosos os filhos da abandonada do que os filhos da esposa», diz o Senhor. Alarga o espaço da tua tenda, sem olhar a despesas, estende sem medo as cortinas das tuas moradas; alonga as cordas, reforça as estacas, porque vais expandir-te para a direita e para a esquerda: a tua descendência conquistará as nações e povoará as cidades abandonadas. Não temas, porque não serás confundida, não te envergonhes, porque não serás humilhada. Esquecerás a vergonha da tua juventude e não mais recordarás o opróbrio da tua viuvez. O teu Criador, Jerusalém, será o teu Esposo e o seu nome é ‘Senhor do Universo’. O teu Redentor será o Santo de Israel, que se chama ‘Deus de toda a terra’. Como à mulher abandonada e de alma aflita, o Senhor volta a chamar-te: ‘A esposa da juventude poderá ser repudiada?’ — diz o teu Deus. Por um momento abandonei-te, mas no meu grande amor volto a chamar-te. Num acesso de ira, escondi de ti a minha face, mas na minha misericórdia eterna tive compaixão de ti, — diz o Senhor, teu Redentor. Comigo sucede como no tempo de Noé, quando jurei que as águas do dilúvio não mais invadiriam a terra. Assim Eu juro não tornar a irritar-Me contra ti, não voltar a ameaçar-te. Ainda que sejam abaladas as montanhas e vacilem as colinas, a minha misericórdia não te abandonará, a minha aliança de paz não vacilará», — diz o Senhor, compadecido de ti.

compreender a palavra

O Senhor fala a Jerusalém, que é o mesmo que dizer, fala ao seu povo. O momento que se vive é de tristeza, viuvez e infertilidade. O desalento do povo é como o da mulher estéril que não pode dar à luz, como o da viúva que vê a sua história de felicidade quebrada antes de tempo. O Senhor, porém, vem ao encontro do seu povo como um jovem que se aproxima da jovem abandonada para a desposar prometendo devolver-lhe a alegria, a vida e um futuro de felicidade. “O teu Criador, Jerusalém, será o teu Esposo e o seu nome é ‘Senhor do Universo’”. O Senhor pode irar-se contra o seu povo por causa das suas iniquidades como no tempo de Noé, mas não o abandona, regressa sempre porque a sua misericórdia é inabalável.

meditar a palavra

Eu sou a Jerusalém que voltou as costas ao Senhor e na minha decisão encontrei a noite escura da morte. Sem o Senhor sou como a estéril que não pode conceber nova vida em seu seio, como a viúva a quem falta a alegria do esposo. O Senhor, porém, tem misericórdia de mim. Ele vem, como esposo e refaz, por amor, a minha vida. Volta para mim a sua face, devolve-me a alegria porque tem compaixão de mim. A sua misericórdia é fonte de renovada alegria. Por isso experimento que a minha vida se alarga a novos horizontes e a minha esperança atinge os patamares da felicidade como uma mãe que já vê os filhos saídos do seu seio, como um pai que alarga a tenda para acolher a fecundidade da sua esposa.

rezar a palavra

Pequeno demais para suportar o teu olhar, penso encontrar a alegria longe de ti. Por momentos seduz-me a ideia de poder ser feliz sem ti mas depressa o meu olhar se ofusca e denuncia a tristeza da minha alma estéril e as minhas lágrimas transformam a minha vida em luto. Tu, Senhor do universo, vens ao meu encontro cheio de misericórdia e compaixão. Limpas as minhas lágrimas e purificas o meu olhar com nova vida. O teu amor me renova, a tua vida faz-me saltar de alegria, a tua bondade dá força aos meus passos vacilantes. Obrigado, Senhor, porque te aproximas de mim.

compromisso

Não terei medo porque o Senhor não me deixará confundido.

Evangelho Lc 7, 24-30

Quando os mensageiros de João Batista se retiraram, Jesus começou a falar dele à multidão: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem com luxo e vivem regaladamente encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo– e mais do que profeta. É aquele de quem está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de ti’. Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas o mais pequeno no reino de Deus é maior do que ele». Todo o povo que O escutou, incluindo os publicanos, proclamaram a justiça de Deus, recebendo o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, que não quiseram receber o batismo, anularam para si próprios o desígnio de Deus. 

compreender a palavra

Jesus fala de João Batista. Ele foi o precursor que preparou a chegada do Messias. Viveu em esperança a certeza de que Deus não abandona o seu povo. Desta forma ele viveu o dinamismo do Reino anunciado por Jesus. Foi grande, mas todo aquele que se tornar discípulo de Jesus pode ser ainda maior. No final Jesus faz uma referência muito interessante a querer dizer: quem vive na esperança e na fé abre-se ao Reino, mas quem não crê, como os doutores da lei e o fariseus, esse fecha a porta do Reino e não entra.

meditar a palavra

Medito na frase de Jesus: “os fariseus e os doutores da Lei, que não quiseram receber o batismo, anularam para si próprios o desígnio de Deus”. A possibilidade de fechar para mim mesmo a porta de acesso ao Reino é uma sentença terrível. As minhas palavras, pensamentos, atitudes, opções de cada momento, abrem ou fecham a porta do Reino. Jesus veio oferecer o Reino a todos os homens, a mim também. Ele quer que eu entre a fazer parte do seu Reino e eu, fecho a porta para não entrar. Este pode ser o drama da minha vida.

rezar a palavra

Quero escutar-te, Senhor, como o povo, incluindo os publicanos, que escutaram João, para acreditar como eles acreditaram. Sei que só pela fé me poderei interessar pelo teu Reino. Sei que a fé nasce pela escuta da Tua palavra. Dá-me, Senhor, um coração capaz de escutar para acolher a proposta do teu reino.

compromisso

Hoje, quero perceber em mim e à minha volta os sinais do Reino de Deus que me convida a segui-lo.