São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja
Memória
João da Cruz nasceu em Fontiveros, província de Ávila, na Espanha, pelo ano de 1542. Sendo professo e presbítero na Ordem do Carmo, foi o primeiro que, a partir de 1568, persuadido por Santa Teresa de Jesus, se declarou a favor da reforma da sua Ordem, tendo suportado, por isso, inumeráveis sofrimentos e trabalhos. Como revelam os seus escritos, buscando uma vida escondida em Cristo e deixando-se abrasar na chama do amor de Deus, subiu através da noite escura da alma ao monte de Deus. Morreu em Úbeda, na Andaluzia, região da Espanha, no dia 14 de dezembro de 1591, com grande fama de santidade e sabedoria. É um dos grandes mestres e testemunhas da experiência mística.

Leitura I Is 41, 13-20 

«Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita e te digo: ‘Não temas, Eu venho em teu auxílio’. Não temas, pobre verme de Jacob, bichinho de Israel. Eu venho socorrer-te – oráculo do Senhor –, o teu redentor é o Santo de Israel. Eu te converterei em trilho aguçado, novo e bem cortante; calcarás e triturarás os montes e transformarás em palha as colinas. Hás de joeirá-los e o vento os levará, o vendaval os dispersará. Mas tu exultarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. Os infelizes e os pobres buscam água e não a encontram e a sua língua está ressequida pela sede. Eu, o Senhor, os atenderei, Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei brotar rios nos montes escalvados e fontes por entre os vales. Transformarei o deserto em lago e a terra seca em nascentes de água. No deserto farei crescer o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; na estepe plantarei o cipreste, o olmo e o pinheiro, para que todos vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez estas coisas, que o Santo de Israel as realizou». 

compreender a palavra

Através do profeta, o Senhor insiste com o povo, reforçando a promessa da salvação. Facilmente influenciável, o povo precisa de uma atenção especial de Deus para não cair no desânimo perante as dificuldades que parecem fazer crer que a salvação não virá. As palavras do Senhor são claras, ‘sou eu o teu Deus, seguro-te pela mão direita, sou o teu redentor, o santo de Israel’. A sua ação é eficaz para com os pobres e os infelizes, ‘eu os atenderei, não os abandonarei, farei brotar rios, transformarei o deserto’. Portanto, ‘não temas… exultarás no Senhor e te gloriarás’, porque ‘eu te converterei em trilho aguçado’ e todos compreenderão ‘que a mão do Senhor fez estas coisas, que o Santo de Israel as realizou’.

meditar a palavra

‘Não temas’ é a palavra decisiva do Senhor para mim. Diante dos adversários, diante das dificuldades de cada dia, diante de tudo o que provoca a infelicidade e traz a incerteza no amanhã, o Senhor compromete-se a estender a mão, a socorrer-me, a transformar os montes e as colinas para poder passar e vislumbrar a salvação que vem ao meu encontro. ‘Não temas’ porque o Senhor socorre os infelizes e os pobres abrindo fontes, fazendo jorrar água, transformando o deserto em lago. ‘Não temas’ porque o Senhor te dá razões para a alegria. Numa palavra, deixa-te cuidar pelo Senhor que salva. Viver a fé é viver ao sabor destas palavras e vê-las cumprirem-se em cada dia na ação direta do Senhor.

rezar a palavra

De cabeça cheia de dúvidas e coração vazio pela dor de quem sofre, oprimido pelo pecado e pelas prisões que impedem a liberdade de tantos homens, desiludido por tantos fracassos na minha e na vida dos outros, escuto a tua voz dizer-me ‘Não temas pequenino verme’. A tua voz aquieta a minha dor, sossega as minhas dúvidas, apaga a minha sede, socorre a minha fraqueza, alivia o meu cansaço. Fala, Senhor, repete a cada instante ‘não tenhas medo’, aquieta-me no corpo e na alma, na mente e no coração, para que viva.

compromisso

Escutar a voz de Deus é já viver e deixar-me cuidar por ele é ser salvo.

Evangelho Mt 11, 11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos oiça». 

compreender a palavra

É impressionante como meia dúzia de frases escondem tantas verdades que Jesus nos quer comunicar. Ele faz o elogio de João Batista. Ao mesmo tempo revela que há um caminho novo que João veio anunciar (o caminho é Jesus), que levará ao Reino aqueles que quiserem seguir por Ele. Por outro lado, Jesus mostra que não é fácil segui-lo, nem é fácil fazer parte do Reino porque as forças deste mundo são violentas e tudo farão para que o Reino não se implante (sinal disso é que João está preso e vai morrer). Finalmente Jesus convida a estar atento e a captar bem a mensagem que Ele comunica “Quem tem ouvidos oiça”.

meditar a palavra

É fácil desanimar diante das dificuldades que se surgem na minha vida, na minha família e até na minha fé. Seguir Jesus não é fácil e manter a esperança n’Ele também não. Jesus faz o apelo à escuta da sua palavra. Ninguém vê renascer a esperança só porque sim. É a Palavra que, escutada, acolhida, meditada e rezada no íntimo do coração desperta a esperança e torna capazes de enfrentar a violência das adversidades.

rezar a palavra

Senhor, é tão fácil cair no desanimo e ficar paralisado no sofá da indiferença. Fechar-se em casa e fingir que nada está a acontecer. Fechar os olhos e dizer que o mundo é maravilhoso. Difícil é olhar a violência e a miséria do mundo e continuar a dizer que vale a pena viver e que o futuro ainda não está hipotecado, porque temos um Deus que vem ao nosso encontro abrindo caminhos de salvação. Tu és esse Deus e Senhor em quem podemos confiar acima de todas as coisas. Faz renascer em mim, cada dia, a esperança.

compromisso

Hoje vou vencer os pensamentos, as palavras e os olhares que me tentam para ver apenas os aspectos negativos da vida.