1 Pedro 1, 18-25 

Caríssimos: Lembrai-vos que não foi por coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam em Deus. Obedecendo à verdade, purificastes as vossas almas para vos amardes sinceramente como irmãos. Amai-vos intensamente uns aos outros de todo o coração, porque vós renascestes, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, que é a palavra de Deus, viva e eterna. Na verdade, «todo o ser mortal é como a erva e todo o seu esplendor como a flor da erva. A erva seca e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece eternamente». Esta é a palavra que vos foi anunciada.

Compreender a Palavra

Para Pedro o centro da fé e da salvação é Cristo. Por um lado, Cristo como palavra viva e eterna que nos foi anunciada, por outro lado, Cristo que nos resgatou pelo seu sangue derramado no sacrifício e pelo qual chegámos à fé. Acolhendo o testemunho de Cristo ressuscitado e obedecendo à palavra que nos foi anunciada renascemos para uma vida nova onde o amor aos irmãos é o sinal permanente dessa vida de Deus em nós.

Meditar a Palavra

O único sacrifício absolutamente necessário é o de Cristo, porque só ele pagou com a vida para nos resgatar da vã maneira de viver. Não há outro sacrifício pelo qual possamos ser salvos, nem mesmo os nossos sacrifícios de cada dia, porque o que nos é pedido não é sacrificar a vida mas responder a Cristo amando sinceramente os irmãos. Não há outra palavra além de Cristo, pois só esta palavra nos revela a verdade e nos purifica na fé e na esperança. A obediência a Cristo, palavra do Pai, faz-nos renascer para a vida eterna porque nos ensina o amor de Jesus que é mais forte que a morte.

Rezar a Palavra

Purifica, Senhor, o meu coração de toda a espécie de superstições e ideias pré concebidas sobre a fé para que esteja totalmente disponível para acolher a manifestação do mistério do teu sangue derramado que me salva e para obedecer à tua palavra que me renova interiormente para amar intensamente os meus irmãos.

Compromisso

Contemplo o mistério de Cristo na cruz e oiço a sua palavra de amor.

 


 

Evangelho: Mc 10, 32-45

Naquele tempo, Jesus e os discípulos subiam a caminho de Jerusalém. Jesus ia à sua frente. Os discípulos estavam preocupados e aqueles que os acompanhavam iam com medo. Jesus tomou então novamente os Doze consigo e começou a dizer-lhes o que Lhe ia acontecer: «Vede que subimos para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Vão condená-l’O à morte e entregá-l’O aos gentios; hão-de escarnecê-l’O, cuspir-Lhe, açoitá-l’O e dar-Lhe a morte. Mas ao terceiro dia ressuscitará». Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir». Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Compreender a Palavra

É muito interessante esta passagem do Evangelho. Reparemos no verbo: “Subiam”. Jesus vai à frente, os discípulos iam preocupados e os restantes iam com medo. Mas todos subiam. Jesus, então, chamou os doze para os fazer compreender: “Vede que subimos”. Quer dizer, a hora é difícil, aproxima-se a noite, Eu vou ser crucificado em Jerusalém, mas o importante é que subimos. “Vede” o que significa subir. Trata-se de subir descendo, caindo nas mãos dos homens, sendo condenado, entregue, escarnecido, cuspido, açoitado e morto. Na vida de Jesus e, depois, na vida dos doze, subir é descer. Tiago e João não entendem e querem um lugar à direita e outro à esquerda. Para eles subir não significa descer, por isso Jesus lhes recorda o cálice, o baptismo que ele vai receber. Recorda ainda que os seus discípulos não são chefes das nações e apresenta-se como modelo: “o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos”.

Meditar a Palavra

Também para mim, seguir Jesus, tem que significar subir à cruz que se levanta em Jerusalém. Naquela cruz cabem todos os humildes, os últimos, os servos, os escravos. Todos os que se deixam lançar nas mãos dos homens que escarnecem, cospem e matam. Eu sei que não devo ter medo dos que matam o corpo e nada podem fazer à alma. Não quero que o meu coração se deixe convencer pelo desejo do primeiro lugar, para não me tornar como os grandes deste mundo que apenas pensam em si próprios. Também não quero servir-me de Jesus para ocupar o lugar mais importante. Quero, sim, ser como Jesus, que veio para servir e dar a vida por todos.

Rezar a palavra

Jesus, leva-me contigo. Na tua subida a Jerusalém, leva-me contigo. Concede ao meu pobre coração a graça de experimentar os teus sentimentos. Faz de mim o servo de todos, para que todos te conheçam como o Senhor que transformou a cruz em fonte de vida. E dá-me a alegria de subir contigo à cruz de cada dia.

Compromisso

Hoje vou repetir várias vezes ao longo do dia: “Não vim para ser servido mas para servir”.