Ben Sirá 4, 12-22 (gr 11-19)

A sabedoria engrandece os seus filhos, toma sob a sua proteção aqueles que a buscam. Aquele que a ama, ama a vida, e os que madrugam por ela ficarão cheios de alegria. Aquele que a possuir terá a glória por herança, e o Senhor abençoará o lugar onde ele entrar. Os que a servem prestam culto ao Santo, e os que a amam são amados pelo Senhor. Aquele que a ouve julgará as nações, e o que lhe presta atenção permanecerá em segurança. O que nela confia há de recebê-la em herança, e a sua posteridade beneficiará da sua posse. Ao princípio, ela poderá conduzi-lo por caminhos sinuosos; incutir-lhe-á temor e tremor, atormentá-lo-á com a sua disciplina; antes de confiar nele, pô-lo-á à prova com os seus preceitos. Então, virá a ele pelo caminho direito, fá-lo-á feliz, e desvendar-lhe-á os seus segredos. Porém, se ele se transviar, ela há de abandoná-lo, e entregá-lo-á nas mãos da desgraça.

Compreender a Palavra
A sabedoria é um dom de Deus que precisa ser desejado e pedido para ser recebido. Ela é sinal do encontro do homem com Deus e manifestação do seu desejo de entrar na intimidade divina. A Sabedoria não se deixa encontrar facilmente, é exigente e pede o sacrifício de a procurar por caminhos sinuosos. Só os persistentes a alcançam e só os disponíveis confiam nela. É perigoso não a procurar ou desistir da procura, porque aquele que o faz é abandonado por ela à sua própria desgraça.

Meditar a Palavra
A sabedoria, dom de Deus, revela-se àqueles que a procuram. A sabedoria, podemos dizer, é o próprio Deus que se dá como dom àqueles que o procuro no mais íntimo de si mesmos. O homem consciente sabe que não a alcança pelos seus próprios meios, nem nos seus conhecimentos. O homem sensato sabe que há um mistério escondido na sua vida e o sucesso está em alcançar esse mistério e entrar na sua intimidade. É o mistério de Deus que só pode ser conhecimento pela sabedoria que é dada como dom àqueles que a pedem e a procuram nos caminhos da vida. Por isso, o homem prudente, à medida que procura escavando fundo no seu interior, pede que lhe seja dada, como dom, a sabedoria para ser amado por ela, para conhecer os mistérios da vida, prestar culto àquele que é santo e alcançar a felicidade. 

Rezar a Palavra
Concede-me, Senhor, a sabedoria, teu dom mais excelente, a fim de conhecer os mistérios da vida e me deixar amar por ti e não desanimar ao atravessar os caminhos sinuosos da minha vida.

Compromisso
Tudo farei para que me habite a sabedoria divina e seja ela a guiar os meus passos.


Evangelho: Mc 9, 38-40
Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós».

Compreender a Palavra
O texto breve de hoje contém um grande ensinamento que Jesus dirige aos seus discípulos. Alguém andava a expulsar demónios em nome de Jesus. João vai pedir a Jesus que o proíba, por uma única razão: “ele não anda connosco”. Jesus aproveita para ensinar, que a atitude do verdadeiro discípulo é acolher o bem realizado pelos outros, porque “quem não é contra nós é por nós”.

Meditar a Palavra
Há um discernimento difícil de fazer: avaliar o espaço que os outros ocupam no coração de Jesus. É verdade que o único elemento que tenho para avaliar é o de João: “ele não anda connosco”, com tudo o que significa “andar”. Mas os elementos de Deus são outros e não se reduzem à minha mesquinha forma de ver e de pensar. Não desprezando este elemento, “ele anda connosco”, não posso ignorar aquele outro elemento de Jesus: “ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim” nem este: “Quem não é contra nós é por nós”. No horizonte de Jesus cabem muitos; no meu horizonte só têm lugar alguns.

Rezar a palavra
Contemplo as tuas palavras e os teus gestos em favor do outro, do mais pequeno, dos que fazem o bem, dos que se dedicam a cuidar do mais pobre. Tu olhas ao coração do homem e não ao exterior. Para ti “andar connosco” é amar, para mim amar é estar comigo. Quem não está comigo não conta. Ensina-me, Senhor, essa abertura de coração, esse amor universal que não se deixa vencer por preconceitos e ideias estereotipadas que excluem o irmão.

Compromisso
Hoje vou reconhecer que à minha volta, pessoas que não têm a mesma fé que eu, são instrumentos de Deus para a libertação dos oprimidos.