Deuteronómio 4, 1.5-9
Moisés falou ao povo, dizendo: «Agora, Israel, escuta os preceitos que vos dou a conhecer e põe-nos em prática, para que vivais e entreis na posse da terra que vos dá o Senhor, Deus dos vossos pais. Ensinei-vos estas leis e preceitos, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenara, a fim de os praticardes na terra de que ides tomar posse. Observai-os e ponde-os em prática, porque eles serão a vossa sabedoria e a vossa prudência aos olhos dos povos, que, ao ouvirem falar de todas estas leis, dirão: ‘Que povo tão sábio e prudente é esta grande nação!’. Qual é, na verdade, a grande nação que tem a divindade tão perto de si como está perto de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que O invocamos? E qual é a grande nação que tem mandamentos e decretos tão justos como esta lei que hoje vos apresento? Mas tende cuidado; prestai atenção para não esquecer tudo quanto viram os vossos olhos, nem o deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida. Ensinai-o aos vossos filhos e aos filhos dos vossos filhos».

Compreender a Palavra
Moisés fala ao povo saído do Egito, em nome de Deus, revelando um caminho de sabedoria e de vida. Este caminho tem nos mandamentos um guia orientador e supõe um exercício para adquirir os critérios de vida necessários a uma convivência justa na terra que o Senhor lhes vai dar. No horizonte está esta terra prometida, onde corre leite e mel, uma terra cujos habitantes serão os que põem em prática os mandamentos. Praticar ou não, não é facultativo, é fundamental, condição essencial para ser cidadão, para possuir a sabedoria, para ter Deus perto. Por isso é tão importante não esquecer e fundamental ensinar aos filhos e aos filhos dos filhos.

Meditar a Palavra
Ser grande aos olhos de Deus e aos olhos dos homens não passa por critérios de poder, riqueza ou fama, mas pela justiça nas relações. Israel será um povo admirado por todos os povos por causa da sua sabedoria e da sua prudência que lhe vêm de uma lei justa, que são os mandamentos do Senhor. E será admirado porque a prática dos mandamentos lhe obtém o favor de Deus que estará sempre presente. Do mesmo modo somos hoje confrontados com a decisão de querer ser admirados pelos critérios dos homens que colocam a sua admiração nas coisas deste mundo ou pela prática dos mandamentos que nos abrem o horizonte do amor a Deus e ao próximo como fonte da vida e da felicidade. O caminho dos mandamentos não oferece o êxito imediato, mas consolida uma vida que passa de pais para filhos, em opções sólidas e estáveis, que serão reconhecidas no seu devido tempo.

Rezar a Palavra
Os teus mandamentos, Senhor, são luz para os meus passos. Que eu saiba acolher esta verdade para seguir pelo caminho que me propões de amor a Deus e ao próximo. Ensina-me, Senhor, os teus decretos, prepara-me para abraçar a tua lei e não permitas que as seduções do mundo ofusquem em mim a sabedoria para poder habitar em tua casa.

Compromisso
Que mandamentos tenho dificuldade em cumprir?

 


 

Evangelho: Mt 5, 17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».

Compreender a Palavra
Jesus apresenta-se diante dos homens como uma novidade tão absoluta que muitos dos seus ouvintes e dos seus discípulos julgam que ele vem alterar o que está na Lei e o que tinha sido anunciado pelos profetas. Perante isto, Jesus tem a preocupação de lhes dizer que não é assim. Ele de facto é a última palavra de Deus aos homens. Ele é a Palavra do Pai que vem esclarecer toda a palavra da Lei e dos profetas, mas não vem abolir nada do que Deus tinha dito anteriormente.

Meditar a Palavra
Hoje sou convidado a desejar que se cumpra em mim toda a palavra de Deus. Nada se pode perder desta palavra que salva o meu coração atribulado com as preocupações da vida. Acolher a Palavra é acolher Jesus, pô-la em prática e ensiná-la aos outros é a garantia para entrar no Reino dos céus.

Rezar a Palavra
A tua palavra, Senhor, é o alimento para a minha vida. Que se cumpra em mim toda a palavra que sai da tua boca. Que a minha vida seja lugar onde a tua palavra germina e cresce, manifestando o poder da salvação que ofereces a todos os homens. Ilumina o meu coração para que deseje cada vez mais este alimento de vida eterna.

Compromisso
Hoje vou guardar um pouco mais de tempo ao longo do dia para acolher a palavra de Deus e permitir que ela aconteça, em mim, como uma verdade que se torna vida.