Festa
A Apresentação do Senhor, que os gregos chamam Hypapante, é a festa do Encontro. Quarenta dias depois do seu nascimento, Jesus foi levado ao templo por Maria e José, cumprindo a lei mosaica, mas, na verdade, indo ao encontro do seu povo crente e exultante, como luz para se revelar às nações e glória do seu povo Israel.
LEITURA I Ml 3, 1-4
Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais. Ele aí vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros. Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.
compreender a palavra
A vinda do Senhor profetizada por Malaquias, prevê já chegada do precursor que prepara o seu caminho. O mensageiro não é o Senhor, prepara o caminho para o Senhor. Não pode confundir-se o mensageiro com o Senhor, pois o nosso coração deseja o Senhor e não o mensageiro. O dia do Senhor virá e nesse dia nem todos se aguentarão diante do seu olhar, pois ele virá como fogo que purifica e como lixívia que branqueia. Ele nos purificará para pertencermos ao Senhor e sermos uma oblação agradável a seus olhos.
meditar a palavra
Marcados pela fragilidade que se revela na desobediência que os nossos pecados significam, não podemos oferecer ao Senhor uma oblação agradável a seus olhos. Este impedimento será ultrapassado no dia do Senhor. Nesse dia, o próprio Senhor nos purificará no fogo, nos branqueará na lixívia, como fazem os lavandeiros e transformará os nossos corações para nos apresentarmos irrepreensíveis diante dele, como oblação agradável e justa a seus olhos. Nesta festa da apresentação do Senhor no templo, é-nos feito o convite de irmos à presença do Senhor e nos deixarmos iluminar, purificar por ele, para que se apaguem, pela sua misericórdia, os nossos pecados.
rezar a palavra
Maria, mãe de Jesus e minha mãe, aproxima do meu coração, esquecido, a luz que trazes em tuas mãos, para que também eu passe da noite ao dia, das trevas à luz admirável, do esquecimento à vida. Senhor Jesus, que entraste no templo santo da Jerusalém do alto, transforma a minha vida em oblação agradável aos olhos do Pai.
compromisso
Oferecer-se é deixar-se lavar pela graça do amor misericordioso de Deus revelado em Jesus.
OU
Heb 2, 14-18
Uma vez que os filhos dos homens têm o mesmo sangue e a mesma carne, também Jesus participou igualmente da mesma natureza, para destruir, pela sua morte, aquele que tinha poder sobre a morte, isto é, o diabo, e libertar aqueles que estavam a vida inteira sujeitos à servidão, pelo temor da morte. Porque Ele não veio em auxílio dos Anjos, mas dos descendentes de Abraão. Por isso devia tornar-Se semelhante em tudo aos seus irmãos, para ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel no serviço de Deus, e assim expiar os pecados do povo. De facto, porque Ele próprio foi provado pelo sofrimento, pode socorrer aqueles que sofrem provação.
compreender a palavra
Jesus é apresentado na carta aos hebreus como o filho de Deus feito homem, participante da nossa carne e do nosso sangue. É desde a sua condição humana que trava a dura batalha contra aquele que tem o poder sobre a morte, para libertar os que lhe estão sujeitos. Colocado por um tempo, abaixo dos anjos, ele que está acima dos anjos, não veio para libertar os anjos, mas os homens. Só a partir da mesma condição daqueles a quem vinha libertar, os poderia, em verdade, salvar. No sofrimento aprende a obediência e a misericórdia para expiar os pecados que não são seus, mas do povo. Assim se tornou o sumo sacerdote, o mediador, entre Deus e os homens.
meditar a palavra
Na experiência do sangue e da carne percebo a luta contra aquele que quer dominar a minha liberdade e tornar-me seu escravo. Pela fé percebo a presença de Jesus que, sendo Deus, se fez em tudo igual a mim e participando da minha natureza mortal, enfrentou o sofrimento até à morte para me libertar do poder da morte. Porque pela morte obediente ele venceu a minha desobediência, também se tornou o sumo sacerdote que intercede por mim junto do Pai. Pela fé em Jesus, fundada na sua morte e na sua ressurreição, nada temo, porque sei que nele já alcancei a vitória sobre o poder do mal e posso aspirar às coisas do alto onde ele já se encontra.
rezar a palavra
Confio, Senhor, na força da tua morte e ressurreição. Sei que pelo sofrimento resgataste a minha vida da morte e me deste a possibilidade de entrar contigo no santuário celeste. Ainda vivendo na carne e no sangue, encontro pela fé, a certeza de que é possível vencer o mal e a morte unido ao teu sofrimento e à tua morte. A ti confio a minha vida.
compromisso
Coloco nas mãos de Jesus a minha vida.
EVANGELHO Lc 2, 22-40
Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações». Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
compreender a palavra
Estamos perante uma passagem do Evangelho de Lucas que nos narra um acontecimento corrente entre os judeus sempre que nasce um primogénito. Trata-se de um texto cheio de simbolismo e ensinamentos através das personagens, das atitudes e das palavras. Vejamos: Simeão significa “aquele que escuta” é um homem conduzido pelo Espírito Santo. É um homem em espera. Aprendeu a esperar e não se cansa de esperar. Por isso, não sai do Templo. Sabe que um dia vai ver com os olhos o que o seu coração deseja. Ele “esperava” a manifestação de Deus. Está habitado pelo Espírito e, portanto, não se sente só. Concebeu dentro de si a certeza de que verá a salvação de Israel e, ao ver Jesus, recebe-o nos braços.
Ana significa “graça” e é filha de Fanuel que significa “rosto de Deus” e da tribo de Aser que significa “felicidade”. Esta é uma mulher feliz, porque tem tudo o que é necessário e não mais do que isso. É viúva e viveu casada poucos anos, o tempo necessário para se ser infeliz durante uma vida inteira. Levou a vida tão a sério que se tornou uma mulher realizada. Não gastou mal o tempo da sua vida. Está em graça, vive no rosto de Deus e é feliz. É profetisa, quer dizer, escuta a voz de Deus. O profeta antes de falar tem que escutar a voz de Deus. Ela começou a falar do Menino a todos os que esperavam a libertação de Israel.
meditar a palavra
Sou convidado a traduzir na minha vida a experiência destes dois idosos. Os dois revelam uma aprendizagem da fé ao longo de uma vida. Construíram-se na fidelidade e na esperança. Fortaleceram-se na escuta e no serviço do Senhor. Não deixaram que as suas vidas se enchessem de solidão e desânimo, porque se encheram de graça. A recompensa chegou com o menino Jesus e souberam acolhê-lo. O segredo de uma vida feliz e plenamente realizada está na escuta da voz de Deus, em deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus, tomar Jesus nos braços, como Simeão. O segredo está em viver em graça, estar próximo do rosto de Deus, experimentar a felicidade que não vem da vida fácil, mas do acolhimento de cada momento, como Ana. Uma vida plenamente feliz e realizada acontece quando se grava a voz de Deus em todos os acontecimentos da vida, para que tudo lhe pertença e nele encontre a plena realização. Não se trata de uma vez, de um dia, mas de todos os dias até chegar à idade avançada. Estes dois personagens são para mim um estímulo a seguir pelo mesmo caminho para cultivar a esperança e manter firme a certeza de que Deus vem salvar.
rezar a palavra
As vozes do mundo não me deixam escutar-te, Senhor. Muitas vezes dou conta que ando embrulhado em imensas confusões e quero retirar-me, estar a sós contigo, mas não consigo. Muitas vezes quero subir ao templo para escutar-te, mas agarram-se a mim todas as coisas do mundo que me rodeia e não chego a encontrar-me. Muitas vezes quero tomar-te nos braços, mas não chego a ter braços para ti. Muitas vezes a minha vida fica feita numa manta de desejos que nunca chego a realizar. Conduz-me pelo teu Espírito, Senhor, para que não gaste a minha vida em nada e termine na desilusão dos dias mal vividos que já não voltam.
compromisso
Vou acender uma vela com a consciência de que é Jesus quem me ilumina o coração e a alma.