Quarta-feira da Semana X do Tempo Comum

Evangelho: Mt 5, 17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».

Compreender a Palavra
Diante de Jesus, suas palavras e gestos verdadeiramente revolucionários, muitos pensaram que ele vinha abolir o Antigo Testamento, a lei e os profetas. Ora Jesus, com estas palavras, vem esclarecer que, nada do que foi revelado antes de ele vir, pode ser abolido, esquecido ou alterado. Pelo contrário, ele veio dar cumprimento pleno a toda a vontade de Deus manifestada na lei e nos profetas.

Meditar a Palavra
Quando a lei é exigente, e me propõe um caminho estreito para chegar à realização da minha vida, a dificuldade em percorrê-lo leva-me a procurar um caminho mais fácil. Não abdico do objetivo mas procuro um caminho mais fácil para lá chegar. Muitas vezes acontece-me ter que enfrentar uma grande batalha e não conseguir o que pretendo. É frequente ter que voltar para trás e recomeçar. Com Deus não se pode facilitar. A insuficiente valorização do objetivo torna desprezível o esforço para o alcançar. Creio que se deve a isto a fuga para caminho sem lei, sem Deus e sem os outros. Como se fosse possível atingir algum objetivo sem esta bagagem.

Rezar a Palavra
Senhor Jesus, tu sabes que me perco em raciocínios inúteis diante da tua palavra, em desculpas esfarrapadas diante da vida e em distrações que me fazem esquecer a responsabilidade de continuar pelo caminho dos teus mandamentos. Ensina-me a valorizar o teu chamamento para que compreenda a necessidade do esforço do caminho.

Compromisso
Quero seguir pelo caminho do Senhor e cumprir os seus mandamentos.