Quarta-feira da Semana III do Tempo do Advento

Evangelho: Mt 1, 1-17

Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações. 

   

Compreender a Palavra

Estamos no Evangelho de Mateus e hoje somos contemplados com um texto que, à primeira vista, parece não ter nada de interessante. Vejamos: Mateus apresenta-nos a genealogia de Jesus. São nomes atrás de nomes. Mas esta sequência mostra-nos que o Filho de Deus entra na história como lugar onde Deus salva os homens, pessoas concretas. Esta genealogia está construída com nomes que identificam pessoas, que se esforçaram por corresponder ao projecto de salvação de Deus. Por elas passou de geração para geração a promessa de Deus realizada em Jesus. Estas pessoas, apesar de serem pecadoras como todos os homens, foram instrumentos de Deus para construir a esperança na fidelidade de Deus. 

 

Meditar a Palavra

A verdade de Deus que vem até nós para nos salvar passa também por mim. A Boa Nova atravessou gerações de homens e mulheres que se identificaram com a novidade trazida por Cristo e comunicaram-na a outros. Eu recebi gratuitamente o dom da fé e sou agora responsável por transmiti-la. A Palavra corre o risco de se perder para sempre no esquecimento se eu e todos como eu, guardarmos a palavra só para nós. Aquele Jesus que nasceu de Maria continua a servir-se de homens pecadores como eu para ser conhecido e amado.

 

Rezar a Palavra

Faz-me compreender, Senhor, que por mim passa a responsabilidade de comunicar a todos os homens a tua palavra salvadora. Que a minha fragilidade não seja obstáculo para que outros Te conheçam e te amem.

 

Compromisso

Hoje quero preocupar-me pela salvação dos outros e se puder vou transmitir a outros o meu testemunho de fé.